Cultura, Reguengos de Monsaraz

“A aldeia mais caricata de Portugal” em exposição na vila medieval de Monsaraz

O ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto vai apresentar entre os dias 1 de junho e 31 de julho a mostra e ateliê de artesanato contemporâneo ao vivo Oficina da Terra, da autoria dos artesãos Tiago Cabeça e Magda Ventura. Esta exposição pode ser apreciada diariamente entre as 10h e as 12h30 e das 14h às 18h, na Casa Monsaraz, na vila medieval de Monsaraz.

 

Tiago Cabeça e Magda Ventura iniciaram a sua atividade em 1998 na Olaria Guimarães Velho, em S. Pedro do Corval, maior centro oleiro do país, tendo depois decidido dedicar-se ao projeto Aldeia da Terra, um jardim de esculturas localizado em Arraiolos e classificado de Interesse Cultural pelo Ministério da Cultura. Composta por milhares de pequenas esculturas em terracota, a Aldeia da Terra localiza-se numa área de três mil metros quadrados a céu aberto e está em permanente crescimento.

 

De acordo com os artesãos, “a Aldeia da Terra é nada mais nada menos que a aldeia mais caricata de Portugal. Uma banda desenhada a três dimensões, em barro, absolutamente improvável, sensível e irreverente, que não deixa indiferente o espirito mais sisudo. Aliás, houve mesmo quem apostasse, sabemos, que pagaria o almoço ao carrancudo mais obstinado que não saísse desta “aldeia” de sorriso nos lábios e até hoje ainda não perdeu a aposta”.

 

Tiago Cabeça e Magda Ventura todos os dias acrescentam ao seu jardim de esculturas novas peças cheias de cor, movimento e imaginação. Elaboradas no local, “as personagens da Aldeia da Terra ganham vida em frente aos nossos olhos e até as crianças de visita podem experimentar no barro criar a sua, com a ajuda dos pais e os conselhos dos artesãos, e levá-la para casa ou deixá-la para ser cozida nos fornos cerâmicos”, afirmam os artistas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *