Cultura, Sociedade, Tomar

Semana da Criança de 1 a 6 de junho em Tomar

Junho, como habitualmente, é um mês especialmente dedicado às crianças. A semana da Criança e do Ambiente começa no Dia Mundial da Criança, sexta-feira, 1 de junho, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar e em mais alguns espaços da zona desportiva, com as primeiras visitas organizadas das escolas do 1º Ciclo e dos jardins-de-infância a decorrerem no horário das 9h30 às 12h30m e das 14h00 às 17h00. As restantes escolas participarão no mesmo horário entre os dias 4 e 6 de junho.

Mas o domingo, dia 3, será especial. Como também tem vindo a ser hábito, é o dia em que Os pais também brincam, isto é, todas as actividades presentes nos restantes dias voltam a estar acessíveis a todas as crianças do concelho, mas desta vez acompanhadas pelos pais e podendo optar livremente pelas suas favoritas. Este dia é aberto ao público em geral com entrada livre, das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00.

Entre aquilo que se pode fazer contam-se experiências científicas, diversas atividades desportivas, temas do ambiente, robótica, fotografia, biblioteca e ludoteca, cinotecnia, insufláveis e ainda outras surpresas!

 

Feira do livro e exposição de pintura

Uma das grandes novidades deste ano será a realização em simultâneo e no mesmo espaço da Feira do Livro. Assim, todas as visitas terão a possibilidade de passar pelo espaço da Feira, a decorrer no ginásio do Pavilhão, que estará sempre aberta no horário da Semana da Criança e do Ambiente, mas também para além dele: diariamente das 10 às 22 (ou às 23 horas, nas vésperas de fim-de-semana e feriado, de 1 a 7 de junho).

Outra iniciativa paralela é a exposição de pintura “No Tempo de Brincar”, da autoria de Fernanda Ventura, que será inaugurada na Biblioteca Municipal no dia 1 de junho, prolongando-se até final do mês. Mais do que uma mera exposição de pintura, terá uma característica especial, uma vez que o conjunto de 17 quadros retrata brincadeiras tradicionais, tais como “A barra do lenço”, “Cabra-cega”, “A falua”, “Saltar ao elástico”, “A apanhada” ou “As escondidas”.

Ao mesmo tempo, no Pavilhão Municipal, as crianças serão convidadas, no atelier da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Tomar, a porem em prática algumas destas brincadeiras intemporais.

 

 

“Auto da Barca do Inferno” no Convento

Ainda no âmbito da Semana da Criança e do Ambiente, as turmas de Opção “Teatro” do Colégio Conciliar de Maria Imaculada, irão representar na noite de sábado, dia 7 de junho, pelas 21h30, no Claustro de Santa Bárbara do Convento de Cristo a dramatização do “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente. Trata-se da apresentação de uma das obras principais do “pai” do teatro português, no local onde o próprio chegou a estrear alguns trabalhos, e envolve 54 alunos do 9º ano, numa dramatização já representada no Teatro José Lúcio da Silva, em Abril, aquando da Mostra de Teatro Infantil / Juvenil de Leiria.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *