Cultura, Felgueiras

Secretário de Estado da Juventude e Desporto faz abertura oficial da 3ª edição do concurso Pinta em Felgueiras

Abriu oficialmente o concurso Pinta que decorre de 25 de maio a 01 de junho no Café Concerto da Casa das Artes de Felgueiras, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa e no Polo de Idães da Biblioteca Municipal.

Pinta os Jogos Olímpicos/ Olimpismo é o desafio que a Câmara Municipal faz aos participantes da 3ª edição do concurso pinta.

No ano em que se realizam os Jogos Olímpicos em Londres, e se celebra particularmente o Olimpismo, a Câmara Municipal convida as crianças e jovens do concelho a pintar e a imaginar um mundo, a vibrar com os jogos e o desporto e desta forma lúdica, aprenderem a valorizarem a excelência, a amizade e o respeito.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro, agradeceu a presença de todos e dirigiu-se aos parceiros da iniciativa expondo o seguinte: “A promoção da arte e do sentido estético, bem como a consciencialização dos mais novos para o mundo que os rodeia, são valores que importam fomentar desde a infância, privilegiando as estratégias pedagógicas e lúdicas diversas, daí a importância deste concurso.

Este ano, escolhemos o tema Jogos Olímpicos/ Olimpismo, um evento de grande importância a nível mundial que lhes permite cultivar também o gosto pelo desporto”.

O secretário de Estado, Alexandre Mestre, realçou a importância da aposta na diversidade de atividades didáticas e lúdicas, que a autarquia está a fazer, sublinhando que “é um investimento na juventude, na educação e na formação intelectual dos jovens”.

O representante governamental, perante um grupo de jovens que estavam a pintar as suas telas, elogiou a atenção que a autarquia está a dar à arte produzida pelos participantes no concurso Pinta.

“Tenho estado em muitos gabinetes de presidentes de Câmara e nunca tinha estado num gabinete com tanta arte como a que está exposta no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Felgueiras. Lá estão representados alguns trabalhos elaborados pelos jovens que participam neste concurso. Isto é a prova de que Felgueiras aposta na formação e valoriza a arte produzida por vocês”.

“O apelo à arte, a variedade de temas abordados permitem aos participantes terem um conhecimento mais abrangente dos assuntos e isto é cultura, é formação, é educação”, concluiu.

No ato inaugural marcaram presença também diversos representantes de entidades parceiras: DREN- Mário Grancho, Fundação EDP- Diretor da Rede de Clientes do Norte-  Mário Guimarães, Bristish Council of Porto – Ms Caroline Pope em representação da Embaixada de Inglaterra, COP –  Sílvio Rafael –Presidente da Academia Olímpica, FBAUP- em representação,  Sofia Torres, ISCE – Dr Mário Gandra e diretores de Agrupamentos de Escolas.

São parceiros também a FLAD – fundação Luso – Americana para o Desenvolvimento, o IAC- Instituto de Apoio à Criança e a Fundação Evagreen.

O concurso destina-se a crianças e jovens, dos 03 aos 16 anos, que frequentem estabelecimentos de ensino ou que sejam utentes de instituições de solidariedade social, com atividade no concelho de FelgueirasNo ato inaugural, marcaram presença o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, e diversos representantes de entidades parceiras, tais como, do Comité Olímpico Português, da Faculdade de Letras do Porto, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Evergreen, do Instituto de Apoio à Criança, da Fundação EDP, do ISCE, Diretores de Agrupamentos, entre outras.No ato inaugural, marcaram presença o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, e diversos representantes de entidades parceiras, tais como, do Comité Olímpico Português, da Faculdade de Letras do Porto, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Evergreen, do Instituto de Apoio à Criança, da Fundação EDP, do ISCE, Diretores de Agrupamentos, entre outras. No ato inaugural, marcaram presença o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, e diversos representantes de entidades parceiras, tais como, do Comité Olímpico Português, da Faculdade de Letras do Porto, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Evergreen, do Instituto de Apoio à Criança, da Fundação EDP, do ISCE, Diretores de Agrupamentos, entre outras.No ato inaugural, marcaram presença o Secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre, e diversos representantes de entidades parceiras, tais como, do Comité Olímpico Português, da Faculdade de Letras do Porto, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e a Evergreen, do Instituto de Apoio à Criança, da Fundação EDP, do ISCE, Diretores de Agrupamentos, entre outras.

Os interessados em participar nesta ação podem inscrever-se nos ateliers instalados no Café Concerto da Casa das Artes de Felgueiras, na Casa da Cultura Leonardo Coimbra, na Lixa e no Polo de Idães da Biblioteca Municipal, entre as 9h30 e as 11h00 e as 14h30 e as 18h00, até ao dia 01 de junho.

As pinturas admitidas a concurso são separadas em três níveis em função da idade dos participantes.
A exposição dos melhores trabalhos a concurso decorrerá de15 a 27 de Junho na Biblioteca Municipal de Felgueiras e de 3 a 15 de Julho na Casa da Cultura Leonardo Coimbra.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *