Cultura, Tomar

Homenagem a Amélia Pinto Pais na Feira do Livro de Tomar

Amélia Pinto Pais será homenageada na Feira do Livro de Tomar, na quinta-feira, dia 7 de junho, pelas 17 horas. Natural de Fornos de Algodres, vivia em Leiria, onde exerceu, durante a maior parte da sua vida, a docência de Português e Francês. Foi autora de diversos livros de carácter ensaístico e de incidência didáctica, com uma especial incidência em Camões e Fernando Pessoa. No seu blogue “Ao longe os barcos de flores” (http://barcosflores.blogspot.pt) divulgou imensa poesia.

O convite para estar presente este ano na Feira do Livro de Tomar ainda chegou a ser redigido, mas não entregue, quando se soube que estava hospitalizada. À notícia da sua morte só havia uma reacção possível: prestar-lhe a homenagem devida, com a leitura pública de alguns dos poemas que laboriosamente foi semeando nos seus barcos de flores.

O recital, intitulado precisamente “Ao longe os barcos de flores”, decorrerá no espaço da Feira, no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, pelo grupo O Contador de Histórias, de que era amiga e espectadora assídua nas actividades realizadas em Leiria.

 

Sete dias de feira

 

A Feira do Livro de Tomar começa na próxima sexta-feira, Dia Mundial da Criança, decorrendo até 7 de junho. Abre todos os dias às 10 horas da manhã e fecha às 22 (nos dias 3, 4, 5 e 7) ou às 23 (nos restantes, vésperas de feriado ou fim-de-semana).

Organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Tomar e pelas livrarias Nova e Ao Pé das Letras, a iniciativa dará acesso a milhares de livros das melhores editoras nacionais a preços bem convidativos.

Do programa constam diversas actividades de animação ao longo da semana, com a participação, entre outros, de diversos grupos ligados às escolas do concelho, para além de sessões de contos para crianças e sessões de autógrafos.

 

Professor Marcelo entre os autores presentes

Entre os diversos autores que irão passar pela Feira destacam-se as presenças do actor Ruy de Carvalho e do nutricionista Alexandre Fernandes, no domingo, dia 3 de junho, pelas 15 horas, enquanto no dia seguinte, segunda-feira, 4 de junho, pelas 21 horas, será a vez da Feira receber Marcelo Rebelo de Sousa e Júlio Magalhães, que reeditam a dupla das noites de domingo no noticiário da TVI onde os livros tinham sempre uma atenção especial.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *