Cultura, Santo Tirso

Festival de Guitarra de Santo Tirso encerra com concerto do alemão Wolfgang Lendle

Depois de 23 dias a oferecer os melhores sons da guitarra mundial e portuguesa, chega ao fim a XIX edição do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (FIGST).

 

Promovido, há 19 anos consecutivos, pela Câmara Municipal de Santo Tirso com o apoio artístico da ARTAVE o Festival de Guitarra já trouxe a Santo Tirso muitos dos mais prestigiados guitarristas mundiais.

 

No próximo sábado, dia 2 de Junho, caberá ao guitarrista alemão Wolfgang Lendle encerrar aquele que é considerado, há muito, o melhor e mais antigo festival temático regular a decorrer no nosso país.

 

Neste concerto de encerramento o guitarrista, mas também compositor, Wolfgang Lendle far-se-á acompanhar por um Quarteto de Solistas da ARTAVE.

 

Wolfgang Lendle estudou com os professores H.J. Volkholz e A. Company, bem como com Jiri Jirmal na Faculdade de Música de Saarbrücken. Estudou também com Andrés Segovia, Regino Saenz de la Maza, José Tomás e Alirio Díaz e trabalhou uma parte considerável de seu repertório com o pianista alemão Martin Galling. Lendle venceu a 15ª série nacional “Konzerte junger Künstler” e os concursos Maria Canals (Barcelona, 1969) e Francisco Tárrega (Benicassim, 1974). Tem atuado em quase todos os países europeus e nos EUA, Canadá e Japão, participando com grande sucesso em importantes festivais de música, nomeadamente em Cracóvia, Volos, Schwetzingen, Bordeaux, Mikulov, Bratislava, Cuernavaca (México), Esztergom, Istambul, Tel Aviv e Havana. Lendle é professor na Academia de Música de Kassel desde 1985 e realiza regularmente master classes na Alemanha e no estrangeiro. Durante 1991/2001 foi codiretor artístico do famoso Esztergom Guitarfestival (Hungria).

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *