Cultura, Póvoa de Varzim

Alunos dão a conhecer “Histórias do Mar” na Póvoa de Varzim

Os alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural da Escola Secundária Rocha Peixoto, em parceria com a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, desenvolveram o projeto intitulado “Histórias do Mar”, que integrou o registo de entrevistas realizadas a pessoas cujas profissões estão relacionadas com o Mar.

No dia 1 de junho, sexta-feira, o filme com os testemunhos será apresentado na Biblioteca Diana Bar, às 21h30.

Do programa consta o visionamento do filme, que se divide em três partes: I Parte – A Pesca (Testemunhos de antigos Homens do Mar); II Parte – Atividades ligadas ao Mar (Apanha do Sargaço; Trabalhos na Areia; O Pescado); III Parte – Tradições ligadas ao Mar (Atividades de lazer); a Apresentação do Projeto e Testemunhos/ Debate.

 

Sobre o projeto:

“Histórias do mar” é um conjunto de memórias quase tristes, quase alegres, quase anónimas…

Salgadas como o mar que as une, são histórias recolhidas pelos alunos do 10ºano do Curso Profissional de Animador Sociocultural.

16, 17, 18 anos de vida e um desafio: fixar as lembranças de um tempo onde não estiveram, com meios que então não existiam – as tecnologias multimédia.

O resultado foi este mergulho no mar da Póvoa, no meio de areia e sargaço, à procura destas recordações de infância, de trabalho… de outras vivências. E tal como a espuma das ondas, muitas histórias se perdem para que outras possam fazer lembrar os usos, os costumes… as vidas.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *