Felgueiras, Sociedade

Novenas a Santa Quitéria em Felgueiras

Participantes nas novenas elogiaram a obra que está a ser executada pela Câmara Municipal no Percurso das Capelas e cuja conclusão está prevista para o próximo mês de junho.

A Câmara Municipal de Felgueiras organizou as tradicionais novenas a Santa Quitéria e os participantes, este ano, ficaram muito agradados com a melhoria das condições proporcionadas pelas obras que estão a decorrer no percurso das capelas.

Foram 25 grupos de nove elementos cada, rececionados pelo presidente da Câmara Municipal, Inácio Ribeiro e pela vereadora da Cultura e Ação Social, Carla Meireles, nos Paços do Concelho, local de onde os grupos se deslocaram em direção ao Santuário de Santa Quitéria.

Esta ação inseriu-se nas tradicionais festividades em honra de Santa Quitéria, que pretendem acarinhar os idosos e frágeis, organizadas pela Confraria, com a participação de várias instituições do concelho.

No final da subida, uma das participantes nas novenas, Conceição Fernandes, de 44 anos, sublinhou algumas alterações no Percurso das Capelas que a agradam. “ Desta vez custou menos subir o percurso, o piso está mais regular, mas o que mais me agrada é o facto de não sentirmos tanta insegurança. O trajeto é mais iluminado, mais largo e tem menos vegetação”.

Refira-se que a Câmara Municipal está a proceder a obras de fundo que visam melhorar as condições de circulação numa das mais importantes ligações entre o centro da cidade de Felgueiras e o monte de Santa Quitéria, conhecido, popularmente, por “Caminho das Capelas”, que é um dos mais destacados locais de turismo religioso do concelho. A intervenção, orçada em cerca de 500 mil euros, desenvolve-se desde o largo do Cemitério Municipal até ao Santuário de Santa Quitéria, numa extensão de 560 m.

A obra contempla diversas ações, entre elas, a pavimentação de todo o percurso, a requalificação da zona das Capelas, a criação de escadas de acesso como percurso alternativo, a construção de muros de suporte, a criação de um parque de estacionamento no largo do cemitério, a implementação de sistema de drenagem de águas pluviais, a reflorestação e qualificação de todo o percurso, incluindo as áreas envolventes das capelas.

A autarquia acrescentou ao projeto inicial o arranjo de algumas artérias situadas nas proximidades do percurso que representam um investimento de mais 130 mil euros.

As obras vão decorrer na rua da Alegria e consistem na colocação da rede de águas pluviais, pavimentação e construção de um acesso pedonal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *