Castro Marim, Cultura

Dia Mundial da Criança em Castro Marim com “Valores da Minha Terra”

A Câmara Municipal de Castro Marim assinala o Dia Mundial da Criança, 1 de junho, com o lançamento do livro “Valores da Minha Terra”, que será ofertado às crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho.

Trata-se de um livro de poesia, escrito por poetas locais, cujas ilustrações estiveram a cargo dos alunos das escolas de Castro Marim. Em “Valores da Minha Terra”, a alma dos poetas e os desenhos das crianças convida-nos a redescobrir os produtos que a terra dá, a qualidade e a tradição secular que os mesmos encerram.

O sal, o mel, o queijo de cabra, o azeite, a empreita, a cestaria, a amêndoa, a alfarroba, o figo, a renda a birlos, contam-nos, na primeira pessoa, a sua história e a ligação às terras de Castro Marim.

Este trabalho pretende constituir-se como um elemento cultural de promoção dos nossos produtos tradicionais permitindo às crianças um melhor conhecimento da nossa identidade, em especial, àqueles que possam vir a ter contacto com o livro.

No Dia Mundial da Criança, funcionários da Unidade Orgânica de Educação e Ação Social da Autarquia deslocam-se às escolas do concelho, na presença dos autores dos textos, que farão a entrega do livro aos alunos.

No ano em que comemora a solidariedade intergeracional, este é um momento único de interação entre duas gerações separadas pelo tempo mas unidas no apreço às tradições e no amor à terra.

Para a Câmara Municipal, o Dia Mundial da Criança, além de celebrar a Declaração Universal dos Direitos da Criança, deve constituir uma preocupação constante e permanente da comunidade internacional, a defesa dos Direitos da Criança, repudiando quaisquer manifestações de violência física ou psicológica sobre crianças que, ainda, em diversas partes do mundo estão impedidas de crescer livremente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *