Sociedade, Trofa

2ª Assembleia Municipal Jovem da Trofa mobilizou mais de 250 jovens

Foi em ambiente de festa e de cidadania que decorreu a 2.ª Assembleia Municipal Jovem da Trofa, no passado sábado, dia 26 de maio, no âmbito do projeto Orçamento Participativo Jovem 2011-2012.

 

O salão nobre dos Bombeiros da Trofa foi pequeno para receber centenas de jovens interessados em participar ativamente no futuro do Concelho.

 

Em discussão e votação estiveram 15 projetos, sendo três de âmbito escolar e 12 de âmbito geral.

 

A presidir aos trabalhos esteve uma mesa constituída por jovens do Concelho, que participaram já na primeira edição do OPJ, Jorge Alexandre Silva, Vanessa Andreia Ramos e Joana Dias Silva.

 

Os trabalhos começaram com uma intervenção do Vice-presidente da Câmara Municipal, José Magalhães Moreira, que lembrou a pertinência da realização da 2ª Assembleia Municipal de Jovens como “um palco privilegiado de reflexão, de debate e de elucidação, constituindo a base de tomadas de posição conscientes, responsáveis e esclarecidas, para que os jovens tenham acesso a uma cidadania ativa e lúcida com capacidade crítica, que resulte sempre numa intervenção responsável e num desejo de contribuir para um destino comum”.

 

A iniciativa contou ainda com a presença e a participação ativa de Giovanni Allegretti, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Julien Talpin da Universidade de Lille, França e Patricia Garcia Leiva, da Universidade de Málaga, Espanha.

 

Durante a sessão foram apresentados catorze dos quinze projetos a concurso e cada proponente, ou grupo de proponentes, teve oito minutos para convencer os membros da Assembleia a votarem nos respetivos projetos.

 

No final, procedeu-se à votação e à apresentação dos resultados. O projeto Skateland foi, no âmbito geral,  de 12.500 euros,  o projeto que mais votos recebeu, propondo a construção de um skate parque junto à nova Estação da CP da Trofa, em S. Martinho de Bougado.

 

Já no âmbito escolar, o vencedor foi o projeto do Desporto à Escola e da Escola ao Desporto, da EB2/3 de Alvarelhos, que concorreu à categoria de 7.500 euros e que propôs a concretização de um circuito de manutenção com equipamentos apropriados, no recinto do Estabelecimento de Ensino.

 

A terminar, a Vereadora da Educação e da Juventude da Câmara Municipal da Trofa, Teresa Fernandes felicitou os jovens que participaram ativamente em mais esta edição do Orçamento Participativo Jovem, e muito particularmente, na 2ª Assembleia Municipal Jovem, concluindo que “esta foi mais uma importante etapa, do nosso OPJ, que nos permitiu constatar o vigor e a energia deste projeto, que em boa hora decidimos lançar, para impulsionar e fomentar uma cidadania mais ativa e participativa, especialmente junto dos nossos jovens. Esta sessão tão rica, como concorrida, demonstrou bem o quanto valorizamos as políticas de juventude na Trofa, promovendo a cidadania, o fortalecimento do processo de participação popular, a garantia do desenvolvimento sustentável, a promoção da educação, bem como o fortalecimento das iniciativas de organização da sociedade”.

 

De recordar que, o Orçamento Participativo Jovem foi lançado pela Câmara Municipal da Trofa já em 2010 e representa uma forte aposta na área da promoção e fomento da cidadania ativa da população.

 

A elaboração do Orçamento Municipal passa, com o OPJ, a ser partilhada com os jovens, que são convidados a participar sobre a definição de prioridades, nas mais diversas áreas, como por exemplo: equipamentos sociais, projetos escolares, espaços verdes, desporto, ambiente, entre outras.

 

A Câmara Municipal da Trofa emprega assim um mecanismo de democracia participativa em que o contributo de cada um é essencial para o futuro do Concelho.

 

RESULTADOS DA VOTAÇÃO DA ASSEMBELIA MUNICIPAL JOVEM

 

Projetos de âmbito geral

  1. Skateland – 358 (vencedor)
  2. Da Cultura à Trofa – 284
  3. Guidões Equipado – 277
  4. Acolher um Animal – 257
  5. iTrofa – Eu, Trofa – 186
  6. Festival Infinito – 154
  7. Recinto Desportivo 142
  8. S. Mamede ConVida – 119
  9. Sob o Céu Estrelado – 117
  10. Toxicodependência – 107
  11. Sé7imo Plano – 106
  12. Vassourada – 59

 

Projetos de âmbito escolar

  1. Do Desporto para a Escola VS da Escola para o Desporto, EB2/3 de Alvarelhos – 790
  2. (vencedor)
  3. Rádio Crazy, EB2/3 da Trofa – uma Rádio na Escola – 708
  4. S. Romão do Coronado – Operação Especial, Bufete, EB2/3 de S. Romão do Coronado – 668

 

Informações

http://opjdatrofa.com/

http://www.facebook.com/opjovemtrofa

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *