Borba, Sociedade

Município de Borba e cidade russa de Kalininets assinaram acordo de geminação

O Município de Borba assinou um acordo de geminação com a cidade russa de Kalininets, formalizado na passada quarta-feira, no decorrer de uma visita que os responsáveis políticos da cidade russa efetuaram ao concelho de Borba. Um acordo que resultou da visita realizada pelo Embaixador da Rússia em Portugal ao concelho de Borba, no dia 04 de Outubro de 2011, a quem o Município de Borba manifestou o interesse de fortalecer os laços de amizade e económicos.

O acordo prevê a cooperação e intercâmbio nas áreas económicas, sociais, desportivas e culturais, contribuindo para o desenvolvimento do entendimento mútuo e amizade entre os povos dos dois países e as duas regiões. Kalininets pertence ao distrito de Naro-Fominsk, na província de Moscovo, situada a cerca de 30 quilómetros a nordeste da capital russa, e conta com cerca de 25 mil habitantes.

Durante três dias, uma delegação da cidade de Kalininets visitou a região e o concelho de Borba, integrando o Presidente da Câmara, Vereadora responsável pela área das finanças, Presidente da Assembleia, deputado municipal e relações públicas, acompanhados pelo representante em Portugal da Agência Federal da Rússia para a Cooperação Internacional Humanitária. A visita teve início em Évora, nas instalações da CIMAC e visita a projetos desenvolvidos pela Comunidade, passeio pelo centro histórico de Évora e principais monumentos da cidade. Já em Borba, a delegação visitou unidades industriais representativas das principais atividades económicas do concelho, mármores, vinhos, azeite e queijos. Oportunidade para conhecer todo o processo produtivo do mármore, com visita a unidade de exploração e de transformação de Plácido José Simões, S.A. e unidade de transformação de A. Bento Vermelho, Lda, verificando toda a transformação que o mármore sofre desde que é extraído até ao produto final para aplicação. Para completar este setor, passagem também pelo CEVALOR – Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais, e conhecimento de todo o trabalho desenvolvido nas suas várias componentes de investigação, ensino, formação, marketing e serviços prestados, com visita à nave escola, laboratório e sala de exposições. Na Adega Cooperativa de Borba, a delegação russa ficou a conhecer todo o circuito de produção de vinho, desde a chegada e tratamento da uva, armazenamento e enchimento dos diversos vinhos, concluindo com uma prova, que evidenciou a excelência e qualidade dos mesmos. Na Cooperativa de Olivicultores de Borba, a delegação russa visitou as instalações e equipamentos de fabrico do azeite de Borba. Igual objetivo teve a deslocação à fábrica Borqueijos, Lda, concluindo um dia de visitas pelas atividades económicas do concelho.

O último dia de estadia da delegação russa em Borba foi dedicado aos equipamentos de saúde, cultura, educação e desporto. Começou com uma visita ao Centro de Saúde de Borba, e suas diversas valências, e interessante troca de impressões sobre as diferenças entre o sistema de saúde russo e o Sistema Nacional de Saúde, passou depois por equipamentos culturais, como a Igreja do Real Convento das Servas, onde será instalado o Museu das Profissões, e o complexo Cultural do Palacete dos Melos, com visita à Biblioteca, Espaço Internet e Oficina da Criança, passando, posteriormente, pela Escola Básica 2,3 Padre Bento Pereira de Borba e Parque Desportivo, com passagem pelo Campo de Futebol Municipal e a recentemente inaugurada Piscina Coberta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *