Cultura, Loures

Loures organiza Conferência Europeia para Profissionais de Museus (EMAC)

A Câmara Municipal de Loures organiza, em parceria com a Mapa das Ideias, a 9ª Conferência Europeia para Profissionais de Museus, conhecida por EMAC – European Museum Advisors Conference, que passará pelos municípios de Loures, Mafra, Cascais e Lisboa, de 29 de maio a 2 de junho de 2012.

A EMAC é um encontro bianual que conta com a participação dos melhores museus europeus, destinando-se aos profissionais que trabalham nesta área. Esta edição será uma ocasião única para conhecer as práticas europeias; uma oportunidade para trocar ideias e mostrar aos representantes dos melhores espaços museológicos da União Europeia a excelência dos museus nacionais, a capacidade técnica e a visão dos seus profissionais em Portugal.

Em 2012, a conferência é subordinada ao tema A crise como um desafio para fazer mais e melhor e pretende, à semelhança da edição anterior (Helsínquia 2010), juntar num único programa comunicações e visitas de estudo, havendo ainda a possibilidade de realizar alguns cursos técnicos de curta duração, que permitam a disseminação de boas práticas e a criação de parcerias transnacionais.

Este evento conta com o apoio de numerosos museus e centros culturais que receberão os participantes desta iniciativa, destacando-se o Museu de Cerâmica de Sacavém, em Loures, que acolherá a sessão de abertura no dia 29 de maio. Entre as organizações apoiantes salientam-se o ICOM-Portugal, a Associação Portuguesa de Museologia (APOM), o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), a Casa das Histórias Paula Rego, a Câmara Municipal de Almada e a EGEAC/Câmara Municipal de Lisboa.

O programa está estruturado em quatro partes: 1. Painéis de discussão, com apresentações de projetos e casos de estudo sobre os temas “Museus e Voluntários”, Parcerias e Sustentabilidade”, “Gestão Responsável de Museus”, “Projetos europeus e questões: impacto nos museus nacionais, regionais e locais” e “Formação profissional”. 2. Visitas técnicas aos museus e outros locais históricos de acolhimento do encontro. 3. Workshops organizados pelos próprios participantes. 4. Reuniões com profissionais portugueses.

Nesta edição estarão presentes cerca de 120 participantes oriundos de 16 países.

 

O programa completo pode ser consultado em: http://museumadvisors.wordpress.com/

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *