Ansião, Cultura

Feira do Livro de Ansião 2012

A Feira do Livro do Concelho de Ansião 2012 acontece de 30 de maio a 3 de junho e tem no seu regresso à Praça do Município uma das novidades mais marcantes. Um regresso que repõe a Feira do Livro naquele que é o seu espaço tradicional, em pleno centro da vila de Ansião e num palco renovado, para receber muita cultura e promover o livro e a leitura ao longo destes dias, sendo o horário normal da feira das 10h00 às 22h00.

 

Artes e Livros

Além da presença de diversas editoras e de atividades deliberadamente vocacionadas para a criação do gosto pelos livros, a Feira do Livro 2012 desempenha também um papel de valorização e divulgação cultural da vila de Ansião e de toda a região. Um programa de que é exemplo a exposição Encontro com Artes, do Agrupamento de Escolas de Ansião, que estará patente ao longo de toda a Feira do Livro, sempre das 15h00 às 22h00.

A um outro nível, no sentido de valorizar as ideias e projetos criados e desenvolvidos ao longo deste ano letivo, vai decorrer no auditório municipal de Ansião, às 21h00 da quinta-feira 31 de maio, a fase final do projeto Empreendedorismo nas Escolas, que mais uma vez mostrará ideias de negócio trazidas pelas escolas do concelho. No dia 1 de junho, a animação alarga o espaço da feira, transpondo para a mata municipal a festa do dia mundial da criança e também o corta-mato escolar do 1º Ciclo. Mais tarde, mudando de espaço, decorre no auditório municipal, a primeira reunião do conselho municipal de juventude de Ansião.

Em termos literários, o primeiro grande destaque acontece na noite de sábado e é para a poesia, com a apresentação de dois livros: Máscara da Luz de António Martins, e Memória das Cidades, de Vítor Cintra. Já na tarde de domingo volta a acontecer a apresentação de um livro, com o escritor Paulo Moreiras a trazer até Ansião O Ouro dos Corcundas, um romance histórico que tem o centro da sua narrativa em Chão de Couce, concelho de Ansião.

 

Música

Em termos musicais, a primeira noite da Feira do Livro é ocupada com a atuação do grupo de música popular portuguesa Tempodavó. Depois, na noite de sexta, 1 de Junho, apresenta-se o grupo de fado de Coimbra Canto da Alma Inteira, e que se apresenta com as vozes de Vitor Sá a Gonzaga, acompanhados à guitarra Portuguesa por Ricardo Dias e à guitarra clássica por Paulo Largueza. Já no fim-de-semana de 2 e 3 de junho, a opção orienta-se sobretudo para a boa música filarmónica e a partir das 22h30 de sábado, apresenta-se na praça do município a banda da Sociedade Filarmónica Avelarense. Já na tarde de domingo, a partir das 17h00, acontece um concerto, pela banda da Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília.

Depois, numa proposta do Instituto Vasco da Gama, de Santiago da Guarda, apresenta-se um pequeno desfile de moda, hip-hop e ballet, para animar o fim de tarde.

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *