Gondomar, Sociedade

Horta Social e Pedagógica em Gondomar

A Associação Social e Cultural “Vai Avante”, de S. Pedro da Cova, escolheu o dia 23 de maio para a inauguração da sua Horta Pedagógica e Social. Numa altura em que, cada vez mais, se apela a um “regresso” aos “valores da terra”, esta horta, além da vertente social, também passa a ser encarada como um centro pedagógico e de formação.

Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, esteve presente na cerimónia. Aliás, recorde-se, foi o próprio Presidente da Câmara que há algum tempo havia desafiado a coletividade de S. Pedro da Cova a dinamizar esta vertente. E Fernando Duarte, Presidente da Direção da Associação “Vai Avante”, não perdeu tempo…

A nova Horta Social e Pedagógica destina-se, primordialmente, à educação das novas gerações para alguns dos valores que, resultado do desenvolvimento, se foram perdendo. Na primeira linha de intervenção estarão os 170 utentes do Centro Comunitário.

Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, classificou a horta como “um espaço que, além de educativo e de proporcionar produtos hortícolas para o consumo, também deve ser encarado com uma vertente lúdica”. Além de que, destacou, com a situação que o país agora atravessa, “é imperioso recuperar alguns hábitos antigos, apostando-se no cultivo dos muitos terrenos abandonados – e reduzindo o peso da importação no setor da agricultura”.

Aproveitando esta inauguração, a Associação Social “Vai Avante” também apresentou algumas das mais recentes novidades do Centro Comunitário. Por um lado a colocação de painéis solares fotovoltaicos – passando a produzir energia para consumo interno e venda à EDP –, além do renovado e remodelado Parque Infantil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *