Cultura, Sociedade, Vale de Cambra

Comemorações do primeiro ano com muita cultura e convívio em Vale de Cambra

O Espaço Nova Geração assinalou um ano no passado dia 20 de maio’12 e levou a cabo um fim de semana pleno de atividades que pretenderam comemorar a efeméride junto daqueles que têm ali o “seu espaço”: os jovens. De sábado a domingo, dias 19 e 20, a Câmara Municipal de Vale de Cambra e a Associação Cultural Vale de Pandora promoveram diversas iniciativas que incluíram – para além de muita cultura e convívio – o típico e imprescindível bolo de aniversário.

 

O Espaço Nova Geração, casa da juventude de Vale de Cambra, foi inaugurado no dia 20 de maio de 2011, tendo assinalado um ano de vida no passado domingo. De acordo com a Vereadora do Pelouro da Juventude, Adriana Rodrigues, “este ano de vida fala por si: o Espaço está bem vivo e tem mantido uma agenda de atividades praticamente ininterrupta, com Música, Artes Plásticas, Teatro, Fotografia, Literatura, enfim… uma panóplia de eventos que até se torna difícil de enumerar. Como tal, o balanço de atividade deste espaço ao longo do seu primeiro ano de vida não poderia ser mais positivo. Para além disso, temos aqui levado a cabo, quer a Câmara Municipal quer a Associação Vale de Pandora, ou as duas em cooperação, iniciativas que – para além da cultura e da formação de públicos e do convívio em si, passam por toda uma estratégia de apoio, formação e educação dos nossos jovens aos mais variados níveis do conhecimento cívico e do seu próprio desenvolvimento e crescimento enquanto seres humanos”.

As comemorações do aniversário começaram assim, no sábado, dia 19 de maio, com o “Moving Art”, a Mostra de Cinema de Animação Experimental, que cumpriu assim, a sua terceira edição em Vale de Cambra. Depois de ter passado pelo Porto, mais concretamente nas salas do Cinema Passos Manuel (Julho de 2011) e do Espaço Anémona (Janeiro de 2012) foi Vale de Cambra a acolher a terceira edição do certame.

Na tela, e perante um público de várias faixas etárias, foram projetados trabalhos realizados na formação de Animação Experimental, inserida no Instituto Avançado de Verão 2011, UT Austin, Portugal Colab, e no Workshop “Ghosts of Spaces” inserido no Festival de Media Digitais e Culturas Locais (Future Places 2011), orientados por Jeanne Stern. A mostra contou ainda com alguns trabalhos realizados por estudantes da ESMAE e da Universidade do Minho, tendo sido ainda exibidos trabalhos da autoria de Jeanne Stern (E.U.A.) e de Luís Grifu (Animago).

Refira-se que entre os objetivos desta Mostra contam-se os de fornecer espaço aos estudantes para divulgarem o seu trabalho, promover iniciativas no domínio da animação e sensibilizar o público para a existência de trabalhos experimentais – incrementando o gosto por esta área cultural.

Durante o dia houve ainda espaço para um churrasco ao ar livre, aberto a todos os jovens bem como música ao vivo.

Já no domingo, 20 de maio e dia do aniversário do Espaço Nova Geração, as comemorações incluíram simbolicamente, um espetáculo de Capoeira – à semelhança do que aconteceu no primeiro dia de abertura do espaço em 2011 – pela Associação Capoeira Interação. Durante os festejos houve ainda lugar para a projeção de um filme sobre “um ano de vida” da Associação em que estiveram em destaque as atividades e iniciativas levadas a cabo ao longo deste ano de existência.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *