Cultura, Mangualde

Vai nascer o «Clube de leitura da Biblioteca Municipal de Mangualde»

Vai nascer o «Clube de leitura da Biblioteca Municipal de Mangualde». O clube, que terá o seu primeiro encontro no próximo dia 6 de junho, pelas 21h00, na Biblioteca, tem como princípio constituir um grupo de pessoas que leiam e partilhem leituras entre si. As inscrições estão abertas até ao dia 31 de maio através dos seguintes contactos: biblioteca@cmmangualde.pt e 232 619 889. O «Clube de leitura da Biblioteca Municipal de Mangualde» dirige-se à comunidade em geral, ao público adulto com gosto pela leitura, e é uma organização da Câmara Municipal de Mangualde, através da Biblioteca Municipal que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da candidatura ao programa Gulbenkian de Língua Portuguesa e, tem como parceiro a Papelaria Adrião.

Todos os participantes leem o mesmo livro ao mesmo tempo, desenvolvendo a sua leitura pessoal e íntima em casa e, quinzenalmente, no dia e hora marcados reúnem para a partilhar. Nas sessões, serão comentadas as páginas lidas desde o encontro anterior e, marcadas as páginas a ler até ao encontro seguinte. O debate sobre a ação, as personagens, o tema ou o estilo literário poderá ser enriquecido pela partilha de experiências pessoais dos membros do clube e por atividades complementares, como o encontro com escritores, visionamento de filmes, teatro, entre outras.

 

13 ANOS A PROMOVER A LEITURA

Ao longo dos 13 anos de existência, a Biblioteca Municipal de Mangualde tem vindo a desenvolver diversas atividades de promoção da leitura. O seu objetivo tem sido chegar a todos os públicos e contribuir para o aumento do gosto pela leitura e dos índices de literacia no concelho. Nesse sentido, os projetos continuados têm recaído, predominantemente, no público infanto-juvenil, porque o prazer pela leitura deve desenvolver-se a partir da infância. De realçar ainda que, a Autarquia de Mangualde estabeleceu protocolo com o Plano Nacional de Leitura, projeto que se centra no público infanto-juvenil e respetivas famílias.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *