Reguengos de Monsaraz, Sociedade, Turismo

Festa Ibérica da Olaria e do Barro com a participação de 19 olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval em Reguengos de Monsaraz

Os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica, S. Pedro do Corval, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola, juntam-se mais uma vez na Festa Ibérica da Olaria e do Barro. A décima oitava edição deste certame vai decorrer entre os dias 25 e 27 de maio em Salvatierra de los Barros, uma organização da Asociación de Alfareros de Salvatierra de los Barros em conjunto com o Município de Reguengos de Monsaraz e a Junta de Freguesia de Corval.

 

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é um evento transfronteiriço de promoção cultural e turística de uma importante manifestação artística e artesanal: a olaria. Organizada em anos alternados em cada município, com esta iniciativa pretende-se valorizar a olaria, chamar a atenção para o seu valor artesanal e artístico e apontar estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional.

 

Nesta edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro vão participar 58 olarias. O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval vai estar representado com 19 olarias e Salvatierra de los Barros terá 17 participantes no certame. Oriundos de Portugal vão estar também presentes oleiros e ceramistas de Reguengos de Monsaraz, Mourão e Queluz, enquanto de Espanha haverá igualmente participantes de Almeria, Ciudad Real, Cantabria, Badajoz, Toledo, Murcia, Zamora, Salamanca, Cordoba e Valencia.

 

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro é inaugurada no dia 25 de maio, às 11h, seguindo-se uma hora mais tarde a apresentação de uma talha com quatro metros de altura, produto do trabalho de 16 artesãos durante dois meses, que utilizaram técnicas inovadoras nesta peça que ficará colocada na entrada de Salvatierra de los Barros como símbolo da industria oleira desta vila espanhola. O programa do certame integra ainda demonstrações ao vivo de produção de peças de olaria, espetáculos musicais do Grupo de Sevilhanas de Salvatierra de los Barros e da Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense, mas também conferências sobre a temática da olaria.

 

A Festa Ibérica da Olaria e do Barro surgiu em 1995 na sequência de um protocolo estabelecido entre o Município de Reguengos de Monsaraz e o Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros. Em cada edição do certame participam muitas dezenas de olarias de Portugal e de Espanha, num verdadeiro encontro ibérico de povos, de culturas e de cooperação transfronteiriça.

 

Sobre o Centro Oleiro de S. Pedro do Corval

O Centro Oleiro de S. Pedro do Corval é considerado o maior de Portugal com 22 olarias em atividade que continuam a pintar os motivos típicos do Alentejo, como por exemplo o pastor, a apanha da azeitona e a vindima. A olaria de S. Pedro do Corval data a sua existência, ao menos, do período da dominação árabe, conforme o atesta o teor do Foral Afonsino outorgado a Monsaraz em 1276, mas também, a linguagem e a terminologia muito próprias ainda em uso.

 

Em S. Pedro do Corval podem ser encontradas as mais belas e formosas peças de barro, trabalhadas por habilidosos artesãos que assim continuam uma tradição multissecular de fabrico de louça tosca, vidrada e decorativa, de extraordinário valor estético e etnográfico.

 

Constituindo um autêntico espelho da vida rural e dos costumes ancestrais, a olaria de S. Pedro do Corval, o seu espírito muito próprio e as suas excecionais qualidades são os genuínos responsáveis pela criação de peças de grande utilidade, efeito decorativo ímpar, impondo-se naturalmente pelo conjunto das suas tonalidades e pela beleza campestre das suas composições.

 

A olaria de S. Pedro do Corval é uma marca registada pois o Município de Reguengos de Monsaraz registou em 2008 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial as marcas nacionais “Olaria de São Pedro do Corval”, “Rota da Olaria”, “Rota dos Oleiros” e “Olaria”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *