Cultura, Gondomar

Exposição Victor Costa em Gondomar

“Das Origens aos Sonhos” é o título da mais recente exposição de pintura de Victor Costa. Inaugurada no passado dia 19 de maio, no Auditório Municipal de Gondomar, esta exposição apresenta um diversificado conjunto de pinturas deste autor.

Em dia de inauguração, o artista deu a conhecer a motivação e os porquês para as pinturas elaboradas. Uma forma de arte que, como salientou Victor Costa, está profundamente ligada a inspirações no artesanato e na tecelagem. Baseada na essência da quadrícula, ou, como Victor Costa define, na “pureza e genialidade da unidade”, a exposição “Das Origens aos Sonhos” pode ser visitada até 17 de junho.

Não obstante estar patente na Sala Júlio Resende do Auditório Municipal, há ainda a alternativa para uma “passagem” pela galeria virtual de Victor Costa – disponível no “site” da Câmara Municipal de Gondomar ou, diretamente, em http://www.3dvas.com/galleries/gallery.php?r=1&ex=5366

São trabalhos que revelam um homem ligado à vida rural, em que a história local e o envolvimento social e cultural absorvem, na totalidade, os seus horizontes de vida. Victor Costa nasceu em Coimbra (em 1958) e cresceu em Almalaguês, uma aldeia da mesma região. Despertou para a pintura e para as artes plásticas, como forma de expressão, em 1979. Marcado pelo fascínio da caricatura e das aguarelas, assumiu o óleo como opção na década de 90. Tem participado em várias exposições individuais e coletivas e está representado em coleções particulares na Áustria, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, França, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Portugal, Reino Unido e Suécia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *