Educação, Sociedade, Trofa

Comemorações do Dia Mundial da Criança e Dia Mundial do Ambiente vão reunir mais de 1500 alunos das Escolas da Trofa

A Câmara Municipal da Trofa festeja no próximo dia 5 de junho, o Dia Mundial do Ambiente em simultâneo com o Dia Mundial da Criança.

 

O Parque Nossa Senhora das Dores transforma-se na capital da brincadeira, e durante um dia, os mais pequenotes terão a possibilidade de participar nas diversas atividades pensadas pela Autarquia Trofense com o objetivo de proporcionar um dia em grande a todas as crianças do pré-escolar e primeiro ciclo do Concelho.

 

A Autarquia Trofense lançou o convite aos vários estabelecimentos de ensino e irão participar nestas atividades cerca de 1500 crianças, provenientes das Escolas EB 1/JI de Vila, JI de Feira Nova, EB1/JI de Estação, EB1/JI de Bairros, EB1/JI de Paranho, Colégio da Trofa, APPACDM, EB1 de Casal, EB1/JI de Querelêdo, EB1 de Paradela, EB1/JI de Esprela, JI de Esprela e EB1 de Finzes.

 

As cerca de 1500 crianças serão divididas pelo período da manhã e pela tarde, transformando o pulmão verde da cidade da Trofa num enorme parque de diversões.

 

Ao longo do dia os mais pequenotes terão a possibilidade de participar nos jogos pedagógicos sobre as temáticas da proteção civil e sustentabilidade ambiental como Jogo da Memória, Jogo “Prevenir para proteger”, Jogo “Vira e volta a jogar!” Jogo da separação seletiva “Ganhar é saber separar!” e jogo de chão “Ar, Terra e Água”.

 

Além dos jogos decorrerão ainda oficinas temáticas sobre Energia solar e cinética, Triagem de embalagens e A nossa amiga água e ateliers temáticos como Atelier de crachás, STOP às alterações climáticas, A máquina da sustentabilidade, Quem conta um conto…, Anfíbios à solta no Parque, Representar o Ambiente e Esboços da natureza.

A par destas atividades, a Autarquia Trofense preparou ainda alguns jogos tradicionais como percurso em mini andas, percurso em mini-mini andas, jogo com cordas de saltar, jogo de piões, jogo com pranchas de sky de três, jogo do arco, jogo da gancheta, jogo da corrida de sacos, jogo da corda e jogo da malha.

 

O dia promete muita animação, muita música, muita dança e diversão onde além das oficinas, dos jogos tradicionais, dos ateliers, haverá insufláveis montados no Parque Nossa Senhora das Dores e um animador de pinturas faciais.

 

As crianças serão divididas em grupos de 30 e distribuídas pelas diversas atividades, sendo que cada atividade terá a duração de cerca de 20 minutos.

 

O Dia Mundial do Ambiente e o Dia Mundial da Criança ficará marcado pela alegria, pela música, boa disposição e pelos sorrisos das crianças presentes.

 

Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal da Trofa, através da Divisão de Ambiente e Espaços Urbanos, está inserida na candidatura ao Eixo Prioritário III – Valorização e Qualificação Ambiental e Territorial – Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos, do Programa Operacional Regional do Norte.

 

Para mais informações:

Câmara Municipal da Trofa

Divisão de Ambiente e Espaços Urbanos

ambiente@mun-trofa.pt

Tel: 252 409 850 | Fax: 252 409 869

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *