Mangualde, Sociedade

“Ajudar a Crescer” uma centena de participantes no encontro em Mangualde

No âmbito do projeto “Ajudar a Crescer”, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mangualde (CPCJ), em colaboração com a Câmara Municipal promoveu o seminário «Parentalidade Positiva». O encontro decorreu no passado sábado, 19 de maio, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves e contou com a participação de uma centena de pessoas, entre pais e profissionais da Educação e Saúde. A sessão de abertura esteve a cargo de Maria José Coelho, Vereadora da Ação Social e Saúde da Câmara Municipal de Mangualde e presidente da CPCJ, que apresentou a Comissão, assim como o Projeto «Ajudar a Crescer».

Durante a sessão, foram abordadas as questões as «Educar é uma arte» e «Educar na diferença» pela Psicóloga Clínica, Ana Paula Freitas. Foi ainda possível assistir às apresentações da Associação Pais em Rede – Oficinas de Pais, por Isabel Marques, da Equipa Local de Intervenção (Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância), pelo enfermeiro Fernando Júlio, e, ainda ao testemunho de Catarina Santos, uma jovem portadora de Paralisia Cerebral. Cada intervenção foi seguida de um debate que contou com a participação atenta do público presente. O Encontro Anual do Projeto «Ajudar a Crescer» terminou com a partilha de uma fatia de bolo alusivo ao projeto, tendo transparecido a importância que iniciativas como esta têm, nomeadamente para jovens pais e educadores.

É de salientar que, o projeto “Ajudar a Crescer” surge com o propósito de contribuir para a formação e orientação dos pais, das crianças e jovens do nosso concelho, de forma a promover comportamentos saudáveis, e integração social. Uma das atividades subjacentes ao projeto é proporcionar aos pais a participação em encontros sobre diversas temáticas relacionadas com a criança e o seu desenvolvimento / crescimento, pois, tendo em conta a sociedade complexa em que vivemos, ser pai e mãe é uma tarefa cada vez mais difícil e desafiante, o que obriga a uma constante evolução e atualização de conhecimentos. É com esse objetivo que se dinamizam estes encontros, facultando a troca de experiências e saberes.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *