Montijo, Tecnologia, Turismo

Observação Astronómica “Os Mares da Lua e os Anéis de Saturno” no Montijo

A VIASTRO – Associação de Astrónomos Amadores de Montijo, com o apoio da Câmara Municipal do Montijo, promove mais uma sessão de observação astronómica, no dia 25 de maio, a partir das 20h00, no Porto do Pico (freguesia de Sarilhos Grandes).

Após diversos adiamentos, devido às condições atmosféricas, finalmente a freguesia de Sarilhos Grandes vai receber uma observação astronómica com principal enfoque nos mares da Lua e nos anéis de Saturno, astros que são bastante visíveis nesta altura do ano.

Durante duas horas (aproximadamente), os interessados pela astronomia poderão aprender um pouco mais sobre os Céus. Os participantes terão vários instrumentos à disposição e, com a ajuda dos astrónomos da VIASTRO, todos poderão observar sem pressas!

A participação é gratuita. Se tiver instrumentos de observação, como binóculos, pode levá-los consigo. Aconselha-se que leve algo para comer e beber, bem como o uso de roupa quente ou agasalhos, pois a observação será no exterior.

Recordamos, que esta é a terceira observação astronómica. A primeira observação teve lugar no Museu Agrícola da Quinta da Atalaia e contou com a presença de mais de 60 pessoas, de diversas faixas etárias. Seguiu-se a freguesia de Santo Isidro de Pegões, onde se pode observar a Lua, seus mares e crateras, com excelente nitidez.

Ao longo dos meses, até ao final do ano, seguir-se-ão outras observações em datas e locais a definir. A próxima observação será já, no dia 1 de junho, no campo do Estrela Futebol Clube na freguesia do Afonsoeiro.

Estas iniciativas dedicadas à astronomia surgem no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Concelho do Montijo (PEDTM), um plano elaborado pela Câmara do Montijo e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, que definiu prioridades e orientações estratégicas no âmbito da atividade turística do concelho.

Para mais informações contactar o Posto de Turismo, através do telefone 21 232 77 84 ou do e-mail pturismo@mun-montijo.pt.

No dia 25 de maio, em Sarilhos Grandes, a Lua estará novamente bem visível. Promete-se, portanto, excelentes observações deste admirável astro! Apareça, surpreenda-se!

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *