Cultura, Educação, Mação

“Histórias das nossas memórias” aproximou Museu das Escolas de Mação

No passado dia 18 de Maio comemorou-se o Dia Internacional dos Museus. Este ano Mação comemorou a data fora do Museu com uma exposição muito especial que contou com o empenho da comunidade escolar.

No presente ano lectivo o Museu de Mação promoveu um projecto com as crianças dos Jardins-Escola e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico de todo o Concelho denominado “Um olhar sobre o nosso Património Cultural: Histórias das nossas memórias”. Este projecto contou ainda com o envolvimento da Biblioteca Municipal e do próprio Agrupamento de Escolas tendo o objectivo de permitir aos mais novos um conhecimento da identidade de Mação, assim como envolver toda a comunidade na preservação do nosso património cultural.

A ideia foi muito simples e passou por pedir aos alunos que trouxessem de casa um objecto antigo “com história”, escolhido com a ajuda dos encarregados de educação, avós, tios, enfim, quem fizesse parte da sua vida, para levarem depois para a escola e trabalharem nas fases seguintes, assumindo o papel de investigadores, perguntando e reflectindo sobre o seu objecto e o património que o rodeia.

Posteriormente, na sala de aula, todos foram partilhando e investigando os objectos, tentando encontrar respostas sobre a utilidade dos mesmos, como foram construídos e para que servem actualmente. Foram ainda desenvolvidas várias actividades, dentro do tema proposto, de expressão dramática, escrita criativa, exploração sensorial, actividades lúdicas, com recurso a diversos materiais e técnicas.

Os objectos recolhidos em todo o Concelho formaram agora uma exposição que foi inaugurada dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, na Biblioteca da Escola-sede do Agrupamento de Escolas. A sessão de inauguração contou com Vasco Estrela, Vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, Rufina Costa, do Concelho Executivo do Agrupamento e Luiz Oosterbeek, Director Científico do Museu.

Para Vasco Estrela “esta exposição conseguiu algo que ainda não tínhamos conseguido e que agora, sim, foi alcançado. Conseguimos, agora, aproximar o Museu da Comunidade Escolar.”

“Um olhar sobre o nosso Património Cultural: Histórias das nossas memórias”, na Biblioteca da EB 2,3/S de Mação está patente ao público até dia 08 de Junho, das 09h às 17.30h. Excepcionalmente, no dia 24 de Maio estará aberta até às 23h.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *