Cultura, Santo Tirso

Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso com mais dois concertos de luxo

O Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso decorre de 11 de Maio a 2 de Junho em vários espaços culturais do concelho e é promovido, há 19 anos, pela Câmara Municipal de Santo Tirso com o apoio artístico da ARTAVE e traz a Santo Tirso e a Portugal alguns dos melhores guitarristas mundiais e nacionais.

 

A edição 2012 está a ser dedicada à Música do Período Clássico e já incluiu uma homenagem ao Fado, património da Humanidade, no passado dia 12 de Maio, pelo quinteto português “Mourarias”.

 

No próximo fim-de-semana estão previstos mais dois concertos de luxo, a cargo do duo turco “Microtonal Guitar Duo” (sexta, dia 25) e do guitarrista inglês Martin Taylor (sábado, dia 26).

 

O Microtonal Guitar Duo foi fundado pelos guitarristas Sinan Cem Eroglu e Tolgahan Cogulu em 2011. A “guitarra microtonal ajustável” foi concebida por Tolgahan Cogulu em 2008. Neste tipo de guitarra, todos os trastos da escala são móveis e qualquer trasto pode ser inserido ou removido do braço. Um dos objetivos de criar esta guitarra é a de tocar música maqam (música clássica turca). A guitarra fretless tem sido utilizada desde 1970 para tocar música maqam. Neste instrumento, não há trastos no braço. Tal como no ud, todos os microtons podem ser reproduzidos neste tipo de guitarra/violão.

Com as suas invulgares guitarras, Eroglu e Cogulu tocam músicas maqam a partir da música popular turca, da música curda, da Arménia e do Médio Oriente. O seu repertório inclui ainda alguns sons de jazz, música contemporânea e composições originais.

O violão microtonal ajustável foi concebido por Tolgahan Cogulu em 2008. Inspirou-se na escala de precisão de Walter Vogts (1985), cujo objetivo era tratar dos problemas de afinação do violão.

O projeto para a construção da guitarra microtonal foi aceite e financiado pela Universidade Técnica de Istambul – Dr. Erol Ucer no Centro de Estudos Avançados em Música, sob a supervisão do Prof Sehvar Besiroglu. Ficou concluída em 2009 pelo construtor Ekrem Ozkarpat.

 

Martin Taylor com uma carreira musical única, é um músico aclamado internacionalmente pelo seu estilo inimitável e reconhecido como principal expoente mundial a solo da guitarra de jazz. Bem como ser um guitarrista inovador, ele também é um concertista mestre, o público encanta-se com seus concertos a solo, que combinam o virtuosismo, emoção, humor, com uma forte presença de palco.

Além dos seus concertos e gravações a solo, ele também colaborou com notáveis músicos de diferentes géneros musicais, incluindo, Stephane Grappelli, Jeff Beck, Gary Burton, Chet Atkins, Bill Wyman, George Harrison, Warwick Dionne, Diane Schuur e Jamie Cullum.

Já se apresentou nas mais importantes salas de concertos da Europa, América do Norte, Japão, Ásia e Austrália.

Actualmente dirige a inovadora Martin Taylor Guitar Academy Online.

‘Martin Taylor is one of the most awesome solo guitar players in the history of the instrument. He’s unbelievable’ – Pat Metheny

‘He out-shred’s all of us put together….I’ve never seen anything like it’ – Jeff Beck

 

 

Para mais informações (ver fotos, curricula profissional dos guitarristas e ouvir pequenos excertos musicais, etc…) poderá consultar a página: www.festivaldeguitarra.org

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *