Gondomar, Sociedade

Valentim Loureiro convidado no ISLA – Gondomar

Pela sexta vez, a Licenciatura em Comunicação do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) organizou as suas jornadas. Seguindo o espírito das anteriores, os estudantes de Comunicação acompanharam a dinamização de vários painéis (sobre temas pertinentes à sua formação). No dia 15 de maio, para além da temática do humor (com Hugo Sousa) e do cinema (com Mário Augusto), também houve ocasião para uma palestra dedicada à “Relação entre políticos e jornalistas” – tendo Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, como convidado.

Esta palestra (assumida, por Valentim Loureiro, como uma conversa informal e descontraída), teve como moderador Manuel Pinto Teixeira, professor do ISLA (e, também, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara do Porto).

Já habitual por parte de Valentim Loureiro, o Presidente da Câmara de Gondomar optou por deixar de lado a documentação preparada para a palestra. Em alternativa, foi destacando (numa intervenção fluente e “recheada” de episódios do seu percurso) questões relacionadas com o “jogo de equilíbrios” entre políticos e jornalistas, necessidade de informação e obrigatoriedade do lucro, (in)dependências e, principalmente, a diferença entre informar (com factos verídicos) ou “vender notícias” (com suposições e, até, mentiras).

Valentim Loureiro destacou, já em fase de diálogo com os alunos de Comunicação, Turismo e Psicologia, que “há um inegável interesse mútuo de relacionamento entre jornalistas e políticos”. Mas, complementou, “tal relacionamento deve pautar-se pela seriedade – e não pela promiscuidade”. Sendo que, rematou, “a isenção é fundamental”.

O Instituto Superior de Línguas e Administração (Gaia) iniciou atividade em 1989. Com uma dinâmica crescente, de forma sólida e consistente, tem conseguido consolidar uma imagem de qualidade na área do Ensino Superior Universitário.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *