Sociedade, Vale de Cambra

Novas Parentalidades para uma geração de pais mais assertiva em Vale de Cambra

No último dia 11 a Biblioteca de Vale de Cambra esteve lotada para ouvir Maria Filomena Gaspar abordar o tema “Novas Parentalidades”, naquele que foi um debate informal sobre a parentalidade nos dias de hoje.

Sobre a mesa, as dificuldades e desafios inerentes a esta tarefa desenvolvimental, analisado sob a premissa de que a educação parental não pode basear-se apenas no controle de comportamentos, mas sim na compreensão das emoções que os explicam.

Destacado foi o conceito de “parentalidade positiva”, realçando-se a importância do estabelecimento da relação precoce com os filhos, o investimento no tempo positivo com eles e na atenção aos seus comportamentos adequados, ignorando birras e “chamadas de atenção”.

A psicóloga e educadora parental convidada pela Câmara para mais uma ação do Projeto de Regeneração Urbana ConViver, vincou ainda que reforçar comportamentos adequados dos filhos e atribuir consequências aos mais negativos permite uma parentalidade mais satisfatória e mais bem sucedida.

Entre partilhas e sugestões, ficou a vontade junto dos presentes de repetir e aprofundar este tipo de iniciativa.

 

 

Sobre Filomena Gaspar

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Filomena Gaspar é licenciada em Psicologia, mestre em Psicologia da Educação e doutorada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

É terapeuta familiar (Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar) e educadora parental nos Programas Incredible Years, Parenting Wisely e Mais Família, além de desenvolver actividades de investigação no âmbito da educação parental e da educação familiar, da educação de infância e da intervenção socioeducativa com crianças, jovens e famílias.

Entre as suas actividades de apoio à comunidade é de destacar a realização de várias comunicações para pais e docentes e outros profissionais em torno das temáticas da educação parental e familiar, da prevenção e da relação família-escola.

É autora e co-autora de livros e artigos nacionais e internacionais e dos programas de educação parental Mais-Família.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *