Cultura, Gondomar

II Encontro com o Património de Gondomar

Realizou-se, no dia 12 de maio, na Biblioteca Municipal, o “II Encontro com o Património de Gondomar”. Este ano direcionado para o património rural do Concelho, este encontro visava aprofundar o estudo e a divulgação da riqueza patrimonial no espaço rural de Gondomar. Completando os espaços de debate, foi inaugurada uma exposição sobre os “Moinhos de Covelo” – realizada com base em espólio cedido pelo extinto Grupo Etnográfico de Gondomar, e que estará patente ao público até 26 de maio.

Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, destacou o trabalho intenso que, nos últimos anos, tem sido realizado a nível de Arquivo e Património pelos serviços camarários. Aliás, e por tal facto, indicou que está em vias de concretização a passagem de tais serviços para instalações autónomas, possibilitando, assim, uma ainda maior capacidade do Arquivo e Património desenvolverem atividades.

Na opinião do Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara, “Gondomar tem um vasto património (histórico, social e rural) que merece ser (re)conhecido”, destacou Fernando Paulo durante a abertura deste “II Encontro”.

Além das características arquitetónicas das habitações, assim como hábitos e rotinas dos lavradores de Gondomar, outros temas estiveram em discussão. Espólios privados (cedidos à Câmara), um projeto de reconversão de um imóvel para turismo e a recuperação de um trabalho de campo sobre moinhos de Covelo foram assuntos que também mereceram destaque.

De recordar que precisamente há um ano, também em maio, se realizou a primeira edição destes encontros – sendo que, nessa altura, foi vocacionada para o património religioso.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *