Gondomar, Sociedade

Campeonato Nacional das Profissões em Gondomar

O Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, de Gondomar, esteve em grande destaque no Campeonato Nacional das Profissões, realizado entre 7 e 10 de maio em Faro. Na categoria de Ourivesaria, os formandos do CINDOR não deixaram os seus créditos por mãos alheias e conseguiram, de forma inequívoca, conquistar os três primeiros lugares. Ana Soraia Pereira conquistou a medalha de ouro, André Filipe Alves a de prata e Ricardina Pereira a medalha de bronze.

O Campeonato Nacional das Profissões é uma “disputa” na qual jovens, de todo o país, concorrem na superação de provas que simulam situações reais de trabalho – candidatando-se, assim, a integrar a seleção que representará Portugal no 3.º Campeonato Europeu das Profissões (a disputar na Bélgica, em outubro) e no 42.º Campeonato Mundial (a ter lugar na Alemanha, em julho de 2013).

Os concorrentes foram avaliados através de uma série de provas que certificam as suas competências técnicas, capacidade de planeamento, transferência de aprendizagens, tomada de decisão, pesquisa e resolução de problemas. Bem como, em paralelo, de disciplina e autocontrole para o exercício da profissão. Em concurso estiveram sete categorias: Artes Criativas/Moda, Produção, Engenharia/Tecnologia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Transportes e Logística, Construção Civil e Obras Públicas e, ainda, Serviços Sociais e Pessoais.

Este campeonato realizou-se num espaço de mais de 6 mil metros quadrados de áreas oficinais.

Os profissionais do Norte alcançaram 40 medalhas, seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (31), Alentejo (19), Centro (16), Açores (11) e Algarve (10).

O CINDOR fez-se representar pelos formandos Ana Soraia Pereira, André Filipe Alves e Ricardina Pereira. Estes são, para o Centro de Formação Profissional da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria, excelentes resultados – que surgem fruto do esforço e empenho destes jovens e dos formadores que os acompanharam e prepararam para a competição.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *