Cultura, Loures

Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus assinalados em Loures

A Câmara Municipal de Loures associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio, subordinado ao tema Museus num Mundo em Mudança: Novos Desafios, Novas Inspirações.

 

Esta data será assinalada através da Rede de Museus, com a dinamização das iniciativas Conhecer as Coleções e Memória na Objetiva, para além da inauguração da exposição itinerante A Arte Nova nos Azulejos em Portugal.

 

Conhecer as Coleções vai dar acesso aos bastidores do Museu Municipal de Loures, permitindo a visita a uma parte das suas reservas museológicas. Será possível conhecer de perto as coleções de arqueologia e de etnografia, aproveitando para observar o percurso que cada peça faz desde que dá entrada no Museu, até ao momento da sua exposição.

 

Memórias na Objetiva é um fotopaper centrado no Museu de Cerâmica de Sacavém, destinado aos alunos das escolas locais, que irá proporcionar uma aventura pelas ruas do núcleo antigo da cidade, em busca de aspetos relacionados com a sua história e da antiga Fábrica de Loiça.

 

A Arte Nova nos Azulejos em Portugal é o nome da exposição itinerante, constituída por peças da coleção de Feliciano David e de Graciete Rodrigues, que agora vai ser inaugurada no Museu de Cerâmica de Sacavém, pelas 19 horas, depois de ter estado em exibição em Aveiro e na Figueira da Foz.

 

 

 

 

No dia 19 de maio, a Câmara Municipal de Loures associa-se à 8.ª edição da iniciativa Noite Europeia dos Museus, promovendo duas atividades nos Museus Municipais – Museu Municipal de Loures, Quinta do Conventinho e Museu de Cerâmica de Sacavém – que, neste dia, permanecerão abertos para além do horário normal, até às 2h do dia 20.

 

 

Esta Noite o Museu É Seu é o nome de um evento noturno que vai decorrer no Museu de Cerâmica de Sacavém, a partir das 21 horas. O programa compreende três momentos distintos que, certamente, serão do agrado de todos: bailado contemporâneo Casa de Campo, de André de Campos Teixeira; visita animada à exposição A Arte Nova nos Azulejos em Portugal, inaugurada no dia anterior e café-concerto com atuação da banda local New Jam.

 

Há Cenas no Convento é uma visita animada à Quinta do Conventinho, onde atualmente funciona o Museu Municipal de Loures. As quatro sessões programadas – com início marcado para as 19h, 20h30, 22h e 23h30 – serão dinamizadas por personagens de época que contam, na primeira pessoa, algumas das melhores histórias que fazem parte da memória deste espaço de eleição dos lourenses.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *