Sociedade, Trofa

Jovens da Trofa discutem Orçamento Participativo a 26 de maio em Assembleia Municipal

Está marcada para o próximo dia 26 de maio, pelas 15h00, no Salão Polivalente dos Bombeiros Voluntários da Trofa, a 2ª Assembleia Municipal de Jovens da Trofa, no âmbito do Orçamento Participativo Jovem da Trofa.

 

Nesta Assembleia serão apresentados e votados os projetos a concurso neste segundo ano do OPJ. Os projetos serão votados pelos mais de 700 jovens inscritos no movimento OPJ.

 

Os projetos já foram apresentados pelas escolas, associações e grupos de jovens do Concelho, de recordar que podem participar neste projeto, todos os jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 30 anos, que vivam, estudem ou trabalhem na Trofa.

 

Este ano foram apresentados 18 projetos, com ideias diversificadas que vão desde a proposta de organização de festivais de cinema, workshops de multimédia, a criação de um skatepark, festivais culturais, requalificação de espaços desportivos, construção de circuitos de manutenção, dinamização de espaços escolares, criação de uma rádio escola, entre muitas outras ideias.

 

De recordar que, este projeto é deliberativo, já que as propostas apresentadas e votadas pelos jovens participantes integram o Plano e Orçamento da Câmara Municipal para o ano seguinte.

 

Em causa estão 20 mil euros anuais dedicados a estes projetos, sendo que 12 500 euros são para projetos de âmbito geral e 7500 euros são destinados a projetos apresentados pelas escolas.

 

Na Assembleia Municipal Jovem do dia 26 de maio, na Trofa marcarão presença, Julien Talpin da Universidade de Lille; Região de Poitou Charentes – França, assessor de Ségolène Royal e ainda Patricia Garcia Leiva da Universidade de Málaga – Espanha, entre outros convidados.

 

A internacionalização deste projeto da Trofa começou já em outubro de 2011, quando a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, apresentou o OPJ no seminário Internacional Participatory Budgeting organizado pela Associação Sueca de Regiões – Swedish Association of Local Authorities and Regions.

 

O Municipio da Trofa foi desta forma, apresentado como caso de sucesso e como exemplo de modelo a seguir, nomeadamente no campo da atuação junto dos mais jovens, já que no segundo ano da iniciativa de Orçamento Participativo Jovem, a Câmara Municipal da Trofa reestruturou o projeto indo ao encontro dos anseios e das ideias propostas pelos próprios jovens.

 

O Orçamento Participativo Jovem lançado pela Câmara Municipal da Trofa tem o apoio do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que permite assim, a fundamentação científica de toda a iniciativa.

 

informações

http://opjdatrofa.com/

http://www.facebook.com/opjovemtrofa

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *