Montijo, Sociedade

Dia Municipal da Proteção Civil e Segurança no Montijo

Na reunião pública de 13 de julho de 2011, a Câmara Municipal do Montijo instituiu o dia 20 de Maio como o Dia Municipal da Proteção Civil e Segurança com o objetivo de envolver todas as entidades com responsabilidades na área da proteção e segurança e de alertar os cidadãos para estas temáticas.

Este ano, pela primeira vez, a Câmara vai assinalar o Dia Municipal da Proteção Civil e da Segurança, no próximo domingo, 20 de maio, a partir das 10h00, na Praça da República e na Frente Ribeirinha.

As comemorações iniciar-se-ão às 10h00, na Praça da República, com uma Parada estática com todas as forças e agentes de proteção civil do distrito de Setúbal e do concelho do Montijo. As intervenções oficiais alusivas à data serão realizadas neste local e haverá também uma exposição de meios de proteção e socorro.

De seguida, às 11h30, na Frente Ribeirinha terá lugar um simulacro de acidente aéreo, que simulará um cenário real de emergência onde será possível assistir à atuação dos meios de socorro dos Bombeiros Voluntários do Montijo, da Cruz Vermelha Portuguesa (Núcleo de Montijo), da Polícia Marítima e da Força Aérea e restantes forças e agentes de proteção civil do Distrito de Setúbal e do Concelho do Montijo, coordenados pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e CDOS de Setúbal.

O Dia Municipal da Proteção Civil e Segurança pretende mobilizar todos os agentes da sociedade para temas como a criminalidade e a insegurança urbana, os novos fenómenos emergentes resultantes das alterações climáticas, bem como para questões como os riscos envolventes resultantes da atividade industrial, as novas acessibilidades terrestres e a probabilidade de acidentes com matérias perigosas, o manuseamento de equipamentos e do gaz doméstico.

Com esta iniciativa, a autarquia, procura promover uma cultura da segurança, apelando a uma atitude proactiva de todas as entidades e agentes com responsabilidades na prevenção, socorro e segurança, mas também de todos os cidadãos.

A proteção civil e a segurança começam em si! Venha celebrar connosco do Dia Municipal da Proteção Civil e Segurança.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *