Lamego, Sociedade

AMPV distingue Câmara de Lamego como Município Fundador

No dia em que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) celebrou o seu quinto aniversário, a Câmara Municipal de Lamego foi homenageada, em cerimónia pública, como Município Fundador do agrupamento criado para defender o património vitivinícola e valorizar o potencial endógeno das regiões e cidades do vinho, cuja produção é a sua base produtiva e a sua identidade histórica. O diploma de Município Fundador foi entregue em mão a Manuel Coutinho, vereador da Proteção Civil, Ambiente e Serviços Urbanos da autarquia.

Durante as celebrações de mais um aniversário, a AMPV organizou o seminário O Poder Local, O Vinho e o Mundo Rural, no auditório do Museu Rural e do Vinho do concelho do Cartaxo. Com a presença, entre outros, de João Machado, presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Regina Pinto, presidente da Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local – A Minha Terra, e de Paulo Varanda, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, da AMPV e da RECEVIN-Rede Europeia das Cidades do Vinho, o encontro realçou o trabalho desenvolvido pelos municípios portugueses em prol da promoção dos territórios vitivinícolas e das tradições culturais, etnográficas e gastronómicas ligadas ao vinho. Os oradores alargaram esta discussão à importância do vinho, enquanto fator de desenvolvimento sustentável para o mundo rural, visto como um novo modelo de qualidade de vida para as populações.

Em 30 de abril de 2007, dezoito municípios, entre os quais Lamego, subscreveram em escritura pública a constituição da AMPV. Cinco anos depois, e olhando para o passado recente, “encontra-se integrada, respeitada e de consciência de dever cumprido nas ações e iniciativas que conseguiu implementar”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *