Estarreja, Sociedade

XI Semana de Ambiente de Estarreja

A 11ª edição da Semana do Ambiente de Estarreja tem início este sábado, dia 19 de maio. A descida do Rio Antuã, a feira de produtos amigos do ambiente, o desfile de moda Fashion Eco-Day, o concurso de fotografia “Estarreja – Ambiente em Imagens” e os ateliês de manualidades são ações incontornáveis deste evento promovido anualmente pela Câmara Municipal.

 

Na abertura desta semana dedicada ao ambiente, a Banda Visconde de Salreu apresenta um espetáculo único que marca a inauguração da nova Ponte Pedonal do Parque Municipal do Antuã. A Festa da Primavera – Concerto Coral Sinfónico, com direção musical do Maestro Afonso Alves, junta em redor da Banda Visconde de Salreu, vários Coros, com  centenas de vozes vindas de díspares partes do país. Um espetáculo singular, junto às margens do Rio Antuã.

 

O projeto “Criar Lixo, Criando Arte” lançou um desafio à comunidade: criar uma obra pública composta por Resíduos Sólidos Urbanos. O resultado vai ser apresentado no dia 21, sendo uma iniciativa inserida no projeto de dissertação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Criação Artística Contemporânea, da autoria de Ana Mendes, da Universidade de Aveiro.

 

A visita guiada ao novo percurso do BioRia do Rio Gonde, com passagens pela Quinta do Marinheiro e pelo Moinho de Meias assinala o Dia Internacional da Biodiversidade.

 

Os alunos do Ensino Básico vão mostrar as boas práticas de reutilização de materiais, com criatividade e bom gosto, no desfile de moda “Fashion Eco-Day”, no dia 27, no Cine-Teatro. Esta edição termina a 5 de junho com um seminário sobre empreendedorismo ambiental.

 

A Câmara Municipal dinamiza, desde 2002, a semana temática dedicada exclusivamente ao Ambiente – questão histórica em Estarreja – num evento anual que pretende fomentar o civismo e a atuação responsável, induzir as boas práticas ambientais e uma consciência ambiental coletiva, estimular o contacto com a natureza e promover o conhecimento e a valorização do património natural.

 

PROGRAMA 19 maio – 5 junho

 

Sábado, 19

21h30 Parque Municipal do Antuã

Inauguração da Ponte Pedonal

Festa da Primavera – Concerto Coral Sinfónico (org. Banda Visconde de Salreu)

 

Domingo, 20 Parque Municipal do Antuã

09h30 IV Feira de Produtos Amigos do Ambiente

10h30 Apresentação do Projeto Criar Lixo Criando Arte

15h00 XI Descida do Rio Antuã (partida junto ao Hotel Eurosol – org. Centro de Cultura e Desporto de Salreu)

 

Segunda, 21

Apresentação do Projeto Planear Estarreja

 

Terça, 22 Dia Internacional da Biodiversidade

9h30-11h30 Visita guiada ao novo Percurso do Rio Gonde | Quinta do Marinheiro e Moinho de Meias [Inscrição gratuita obrigatória para ambiente@cm-estarreja.pt]

 

Domingo, 27

Manifestação Pacifica de Ambiente

18h00 Cine-Teatro IV Desfile de Moda Fashion Eco-Day

 

Terça, 5 junho

9h00-17h00 Biblioteca Municipal

Seminário Empreendedorismo Ambiental        

 

 

ATIVIDADES PERMANENTES

 

ESTARREJA – AMBIENTE EM IMAGENS Concurso de Fotografia

Hora do conto, jogos didáticos e filmes dedicados ao ambiente | Biblioteca Municipal

Exposição “Países da Europa” – Escolas do 1ºCiclo | Biblioteca Municipal

9h00-16h30 Ateliers de manualidades – CERCIESTA | Jardim da Biblioteca Municipal

Exposição Projeto “Criar lixo criando Arte” | Parque Municipal do Antuã

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *