Cultura, Évora

Évora transforma-se num enorme “salão de baile”

Mais de 1000 dançarinos/bailarinos confirmados, 20 workshops, 400 crianças do primeiro ciclo do ensino básico, 70 Séniores Ativos e mais de duas centenas de atuações/exibições são os mais recentes números do PortugalDança, o maior festival de dança em contexto urbano, vai decorrer em Évora este fim-de-semana.

 

Com características de festival, este evento envolverá os principais estilos de dança praticados no nosso país e decorrerá em vários locais da cidade, designadamente: Palácio de D. Manuel; Arena de Évora; Praça do Giraldo; Praça do Sertório, entre outros espaços do centro histórico.

 

Na sexta-feira, a Praça de Giraldo e a Arena D’Evora recebem, a partir das 18h30 e até às 24h00, as primeiras exibições, com as condições atmosféricas a proporcionarem que as diversas danças exibidas extravasem o palco e contagiem o público.

 

No sábado, o ponto alto é a exibição (16h00 – Arena D’Évora) das 400 crianças do primeiro ciclo do ensino básico, que ao longo de três dias andaram a ensaiar: 1º e 2º ano – Dança del Rogle (uma dança tradicional de roda, dançada por pares de origem Catalã) e “Ao passar a ribeirinha” (dança de roda portuguesa); 3º e 4º ano – King of Fairies (coreografia sobre esta musica irlandesa) e Polka de Ramon (dança tradicional da Bélgica, dançada em comboio e em pares), e que agora se vão exibir para gáudio de familiares, educadores e das monitoras Mercedes Prieto e Ana Silvestre (Associação Pé de Xumbo).

 

A apresentação da coreografia do Grupo “Seniores Ativos” é outro dos momentos aguardados com expectativa, dado tratar-se de “dançarinos” na terceira idade. Antes, porém, teve início (09h30) as sessões contínuas de exibições, tanto na Praça de Giraldo, como na Arena D´Évora.

 

A noite de sábado regista ainda, na Arena D’Evora, a apresentação (22h00) do Urban Dance Project e Momentum Crew, com o dia a terminar ao som de DJ Poppy e Miss Shiver.

 

No domingo de manhã, os alunos do 3º e 4º anos voltam a exibir-se, desta feita na Praça de Giraldo, seguindo-se ranchos folclóricos, hip-hop e uma Mega Aula. A festa terminará nas Piscinas Municipais onde terá lugar um piquenique de despedida.

 

250 Apresentações

 

Do programa constam cerca de 250 apresentações de  Hip-Hop, danças clássicas, sevilhanas, danças do mundo, danças africanas, danças de salão e danças tradicionais, que terão lugar nos diversos espaços, com destaque, naturalmente, para as exibições nos emblemáticos locais classificados como Património da Humanidade.

 

Durante o evento, terão ainda lugar cerca de vinte oficinas sob a orientação de formadores especializados de reconhecido valor nacional e internacional: Margarida Martins (Ragga); Vitor Fontes (New Jack swing); Max (Bboying); Pupilos do Kuduro; Vasco Alves (Locking and Poping;) Ana Cartaxo e Guima (Salsa); Nélia Pinheiro (Dança Contemporânea); Rafael Leitão (Dança Criativa); Mercedes Prieto e Ana Silvestre (Danças do Mundo); Tó Mané (Ritmos Latinos – Valsa); Amélia Mendonza (Danças Boleras e Castanholas – Séc. XVIII – Espanha); Pilar Andújar (Sevilhanas e Flamenco), entre outros.

 

O caracter informal do PortugalDança proporciona que alguns dos participantes irão usufruir do camping do evento instalado na mata das piscinas municipais, local onde decorrerá também um piquenique final. Para que a festa seja total, não faltará um grande espetáculo de Dj’s, com o DJ  Poppy e MisShiver, na noite de Sábado dia 12 na Arena de Évora

 

O PortugalDança é uma organização da Câmara Municipal de Évora, em colaboração com a Companhia de Dança Contemporânea de Évora, Associação Pé de Xumbo, Escola de Dança Amélia Mendoza, Escola de Dança Clássica Margarida Lobo, Escola de Dança Companhia de “Triana”, Grupo de Danças Urbanas N’Dance e o Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *