Sociedade, Vila do Bispo

“Maré Humana” na Praia da Cordoama em Vila do Bispo

A Praia da Cordoama, em Vila do Bispo, acolhe no próximo sábado, dia 12, a maior ação de praia do mundo, “Maré Humana – dia de ação no litoral”, iniciativa que irá decorrer em simultâneo em 20 praias de Portugal.

A ação organizada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e que conta com o apoio da Câmara de Vila do Bispo tem como objetivo sensibilizar e alertar para um conjunto de ameaças ao litoral e para a necessidade de alterar comportamentos na proteção da costa portuguesa.

Neste âmbito, o programa inclui um conjunto de ações designadas de “ALERTAS” que pretendem chamar a atenção dos participantes para os diversos aspetos a ter em conta numa utilização sustentável do nosso litoral. Biodiversidade, resíduos, qualidade da água, pesca sustentável, radiação solar, serão alguns dos temas a incluir nos alertas a deixar à comunidade participante.

Entre as 9h00 e as 13h00, o município, as crianças e os jovens das escolas e população em geral são convidados a participar nas ações de sensibilização promovidas pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

Programa

8h30 -9h00 – Chegada dos participantes

9h00 – ALERTA 1 – Há lixo na Praia!

Atividade: recolha e deposição seletiva dos resíduos existentes na praia. Serão fornecidas luvas e algumas pinças à brigada Eco-Escolas

10h00 – ALERTA 2 – Há vida para preservar!

Atividade: representação da biodiversidade existente no litoral através de construções em areia. Um juri deverá avaliar e distinguir 3 trabalhos de maior qualidade

11h00 – ALERTA 3 – Atenção à água!

Atividade: Gincana com diversos desafios e atividades que chamam a atenção para as questões relacionadas com a poluição da água como escorrências e saneamento, desastres marítimos, marés de algas, etc.

 

12h00 – ALERTA 4 – Atenção ao Sol!

Atividade: Chamada de atenção para a importância da utilização dos chapéus de sol e protetor solar

12h30 – AÇÃO SIMBOLICA MARÉ HUMANA- hands across the sand

Momento de realização do Cordão Humano. Se possível na praia e no mar (surfistas).

12h45 ENCERRAMENTO

Flashmob com coreografia interpretada pela brigada Eco-Escolas

13h00 – FIM

 

Para participar na “Maré Humana” basta aparecer no dia da ação, não sendo necessária inscrição prévia.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *