Cultura, Educação, Lamego

Concurso E-Poeta atrai número recorde de participantes em Lamego

A Biblioteca Municipal de Lamego voltou a desafiar os jovens alunos do concelho a utilizarem, com criatividade e imaginação, o seu computador para participarem no concurso E-Poeta que assinalou o Dia Mundial da Poesia. Esta iniciativa, para além de abranger as escolas do 1º ciclo, foi aberta à participação dos alunos do 2º ciclo e contou com a colaboração das bibliotecas escolares locais.

O júri, constituído por Marina Valle, Manuela Vaquero, Fernando Marado, César Carvalho e Ricardo Pereira, teve a árdua tarefa de avaliar 170 trabalhos inéditos, uma adesão recorde, selecionando no final os três melhores poemas apresentados por cada entidade participante.

Durante a sessão pública de entrega dos prémios aos vencedores, Marina Valle, vereadora da Educação, Ação Social e Cultural da Câmara de Lamego, afirmou que esta iniciativa é essencial para “despertar o gosto pela leitura e pela poesia. Todas as crianças que participaram são vencedoras, pois escrever não é uma coisa simples, é uma tarefa difícil. Além de ser necessário organizar o pensamento, é preciso expressar sentimentos e emoções.”

Pela primeira vez, o concurso E-Poeta teve um patrono, a escolha recaiu no poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira, oportunidade para divulgar junto do público juvenil a sua obra, através da realização de várias palestras sob a responsabilidade de Manuela Vaquero e de uma exposição bibliográfica que percorreu as bibliotecas escolares do concelho.

De carácter lúdico e divertido, regressará no próximo ano para continuar a estimular a cultura da escrita e fomentar hábitos de leitura junto das camadas mais jovens.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *