Cultura, Santa Maria da Feira

Concerto de encerramento do Imaginarius com coletivo de 400 pessoas em palco em Santa Maria da Feira

O diretor artístico da Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, Aleksandar Caric, vai dirigir um coletivo de cerca de 400 pessoas (cordas, sopros, coros e percussões), que subirão ao palco no dia 27 de maio, junto à Piscina Municipal, para o concerto de encerramento do Festival Imaginarius’12.

Deste gigantesco mosaico fazem parte músicos e não músicos, um conjunto de orquestras, bandas e grupos amadores, nomeadamente a Orquestra Geração da Fundação Calouste Gulbenkian, a Orquestra Lagarteiro MEXE do Porto, a Orquestra Criativa de Santa Maria da Feira, o grupo Sons da Rua da Casa da Música do Porto, os coros das universidades seniores de São João da Madeira e Santa Maria da Feira, a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, o grupo musical Canto Nosso de Milheirós de Poiares, a Banda feirense Paper Ash, os grupos de percussão Re-Timbrar do Porto, Ritmare do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas e Rufus & Circus de Santa Maria da Feira.

O desafio passa por criar um espetáculo multidisciplinar que, para além da fruição musical, difunda outras linguagens artísticas. A diversidade e a inclusão social são o mote para este projeto que está a ser construído coletivamente, resultado do encontro entre vários projetos artísticos e comunitários promovidos ao longo de vários meses.

O espetáculo Imaginar o Futuro é coletivo e só pode decorrer de um desejo coletivo. Esse desejo, no plano prático, só é possível resultado da união de todos, tendo em vista um objetivo comum: a preparação e a realização de um espetáculo nascido da diversificação de discursos musicais e processos artísticos distintos, que darão expressão a uma festa partilhada com todo o público. Deste trabalho colaborativo surgem produções com repertórios inéditos, num processo de criatividade conjunta, que apelam à festa.

O concerto é uma das faces do projeto Imaginar o Futuro, que inclui ainda a realização de uma Parada e Baile do Corpos Extraordinários do Futuro. Um espetáculo único, que expressa a pluralidade de estéticas e realidades sociais e culturais distintas.

O Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira realiza-se de 25 a 27 de maio, em espaços públicos da cidade. Mais informações em www.imaginarius.pt.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *