Sociedade, Vale de Cambra

Casa cheia para aprender a “vencer a adversidade” em Vale de Cambra

Foi no passado dia 3 de maio que Jorge Sequeira contagiou o público que encheu o salão nobre do Edifício Municipal.

Ao longo de uma intervenção repleta de boa disposição, Jorge Sequeira citou alguns autores e personalidades de sucesso e deixou dicas para enfrentar, eficazmente, a situação económico-social atual.

Baseado na premissa de que a crise deve ser vista como uma oportunidade de mudança, Jorge Sequeira realçou que “não morre quem cai à  água, morre é quem fica lá” e que como tal “a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo”.

Esta palestra “Resiliência: Vencer a Adversidade”, foi mais uma iniciativa inserida na ação Fórum Cidadania do Projeto de Regeneração Urbana ConViver Vale de Cambra, e visou, essencialmente, promover competências facilitadoras da transformação de problemas em desafios face às dificuldades dos dias de hoje.

Importa mais “as vezes que nos levantamos”

Foi também através de citações que o estudioso definiu o conceito de “resiliência pura”. À frase de um célebre pugilista – “Não importa o número de vezes que vou ao chão, mas sim o das vezes que me levanto” seguiu-se, entre outros, o famoso dito “vamos de derrota em derrota, até à vitória final”.

Jorge Sequeira definiu como características do resiliente, a capacidade de resistir ao stress, de não desistir mas também o de ser inconformado. “ A crise não é uma inevitabilidade que nos trucida”, acrescentou.

Salientou ainda que não temos que ver a conjuntura como uma “certidão de óbito”, mas sim ajustar as velas aos ventos que sopram, enfrentando os problemas e acreditando que somos capazes de os vencer. E deu a própria Câmara Municipal de Vale de Cambra como exemplo.

Perante os vereadores Pedro Almeida e Adriana Rodrigues, realçou que, face à conjuntura, a autarquia persiste na aposta em projetos de melhoria contínua como é o caso do “ConViver”.

Quem é Jorge Sequeira?

O Prof. Doutor Jorge Sequeira tem um Curriculum Vitae invejável, sendo a sua experiência rica e diversificada em vários domínios de atuação.

Seja como psicólogo, docente, investigador, formador ou autor de diversos artigos, Jorge Sequeira causa, como evidenciam vários testemunhos, impressões muito positivas por onde passa. A motivação e liderança eficaz são pontos-chave das suas intervenções e incitam à proatividade e à resiliência face às dificuldades.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *