Oliveira de Azeméis, Turismo

Freguesia de Ul em Oliveira de Azeméis convida a saborear o ‘arroz’

A primeira edição do «Festival de Degustações» de receitas à base de arroz acontece na freguesia de Ul, em Oliveira de Azeméis, entre os dias 08 e 13 de maio.
O festival é uma iniciativa da Caçarola, marca mais conhecida da empresa Valente Marques, da Novarroz, empresa familiar fundada em 1979, e do restaurante Refúgio D’El Rey.
O evento turístico, composto por uma mostra de produtos fabricados pelas empresas organizadoras, inclui uma ementa tradicional e diversificada onde o principal alimento é o arroz.
Durante uma semana, os promotores do evento dão a conhecer os pratos que «misturam com maestria a excelência da arte e o peso da tradição que comovem o paladar».
Conhecida pela gastronomia de qualidade, a freguesia de Ul, apresenta o arroz enquanto alimento versátil pelas diversas formas existentes para o preparar.
Arroz de tamboril, risoto de cogumelos, arroz de coelho bravo, de tomate e de feijão e noodles de arroz com limão, gambas e rúcula são alguns dos pratos que convidam a visitar o restaurante Refígio D’El Rey.
A cultura do arroz terá sido introduzida em Portugal no reinado de D. Dinis, no Baixo Mondego, na zona de Montemor-o-Velho, a partir de semente procedente de Sevilha (Espanha).
Portugal consome na ordem das 145.000 toneladas de arroz branqueado por ano, representando um consumo per capita de 14,5 quilogramas, o valor mais alto da Europa.
A Beira Litoral possui 1086 explorações, que representam 60 por cento das explorações ao nível nacional.
Ao longo da história, a freguesia de Ul teve uma relação estreita com os cursos de água que beneficiaram, de início, a existência de elevado número de moinhos, moleiros e padeiras e, mais tarde, o aparecimento da indústria do descasque de arroz.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *