Coimbra, Sociedade

Há Noites Assim! em Coimbra

Há Noites Assim! é um Projeto de intervenção socioeducativa destinado à sensibilização e informação acerca dos comportamentos de risco em contexto recreativo universitário. Aprovado pelo Conselho Geral da Queima das Fitas 2012 da Associação Académica de Coimbra irá dispor de um stand no interior do Recinto da Queima das Fitas 2012.

A organização é da responsabilidade da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e da Rede Social de Coimbra – Divisão de Desenvolvimento Social e Família – Câmara Municipal de Coimbra. Para a sua realização foi estabelecida cooperação com várias entidades parceiras do Eixo de Intervenção Saúde-VIH SIDA do Plano de Desenvolvimento Social da Rede Social da Câmara Municipal de Coimbra.

Assim são constituídos os seguintes parceiros:

       Rede Social de Coimbra – RIAC

       AnaJovem

       Fundação Portuguesa A Comunidade Contra a Sida

       Caritas Diocesana de Coimbra

       APF – Associação para o Planeamento da Família

       Saúde em Português

       CAD – Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH – Ministério da Saúde

       Conselho Geral e Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2012 da Associação Académica de Coimbra

 

Em todas as Noites do Parque a intervenção consistirá na distribuição de material de proteção (preservativos femininos e masculinos) e na divulgação de informação acerca de:

 

       Prevenção de comportamentos sexuais de risco

       Perigos do consumo de álcool e outras substâncias psicoativas

       Prevenção de comportamentos rodoviários de risco

       Prevenção de comportamentos de violência e situações de insegurança pessoal

 

A ação contará ainda com a Unidade Móvel do Ministério da Saúde – Administração Regional de Saúde – Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH (CAD), que nas tardes da semana da Queima das Fitas se encontrará a realizar nos Jardins da Associação Académica, de forma voluntária, confidencial e gratuita, o teste rápido do VIH, disponibilizando ainda informação e aconselhamento em Saúde e VIH/SIDA.

São destinatários toda a comunidade estudantil que participa na Semana Académica de Coimbra. São mensagens chave: “Comportamentos sexuais com Proteção”, “Consumos com Responsabilidade”, “Convivência sem Violência”, “Para Prevenir”, “Em Proteção”, “Em Segurança”, “Para Diversão”, Em Alegria” e …. para alguns… “Com Saudade”! “Há Noites Assim!”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *