Lousã, Sociedade, Tecnologia

Formação sobre o Cyberbullying e (in)formação sobre o papel das CPCJ na Lousã

A Câmara Municipal da Lousã e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Lousã – CPCJL, estão a promover, durante o mês de maio de 2012, duas ações de formação cujo objetivo é informar a população sobre alguns riscos que afetam as crianças e jovens de hoje. Nessas ações, também serão abordadas algumas estratégias para identificar os perigos, bem como formas para os evitar.

 

As ações de formação sobre o “Cyberbullying” decorrerão nos dias 5 de maio, no auditório da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro, e no dia 12 de maio no Museu Louzã Henriques.

 

Segundo o projeto Internacional CyberTraining, “o Cyberbullying é uma nova forma de bullying escolar que implica o uso de ferramentas electrónicas tais como o email, mensagens instantâneas, salas de chat, telemóveis ou outras tecnologias de informação. Em contraste com outras formas de bullying, o cyberbullying alcança rapidamente uma enorme audiência, e transcende as fronteiras do tempo, do espaço físico e do espaço pessoal.”

 

Esta formação é realizada em dois sábados, tem a duração total de 4h30 minutos e terá a participação de representantes do projeto internacional de “Cybertraining”, que pretende prevenir o “Cyberbullying”.

 

A segunda ação de sensibilização, de índole mais genérico, pretende informar sobre o papel das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ), informando sobre as problemáticas e idades mais incidentes, sobre os recursos existentes e planos que estão a ser implementados no Concelho da Lousã. A ação terá a duração de 1h30mn e repetir-se-á nos dias 16, 18, 23 e 24 de maio, nas Levegadas, Padrão, Serpins e Lousã, respetivamente, pelas 21h.

 

Estas sessões de esclarecimento pretendem aproximar a população da CPCJL, uma vez que é necessária a participação de todos para promover o bem-estar daqueles que, ao serem maltratados de uma forma silenciosa, pouco ou nada podem fazer. Pretende-se ainda esclarecer a população que comunicar situações de risco é um ato de cidadania e um dever, ficando sempre garantido o anonimato.

 

As ações de formação contam com a colaboração da Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação da Universidade de Coimbra.

 

Inscreva-se na Secretaria dos Setores de Educação e Ação Social da Câmara Municipal da Lousã, ou pelos seguintes meios:“Cyberbullying”, através de e-mail para o geral@cm-lousa.pt. Mais informações aqui: http://62.48.195.170/rblousa/noticias.php?id=389

 

“O papel das Comissões de Protecção de Crianças e Jovens”, através de cpcjl@cm-lousa.pt, nas Juntas de Freguesia de Lousã e Serpins. Mais informações aqui: http://62.48.195.170/rblousa/noticias.php?id=390

 

Informação sobre o projeto internacional Cybertraining em http://cybertraining-project.org/page.php?lang=Pt&page=1

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *