Mação, Sociedade

Dia do Trabalhador assinalado em Mação

Mação assinalou o 1.º de Maio no âmbito do programa das Comemorações dos 150 anos da SFUM e do nascimento de Francisco Serrano.
Todos os anos a Banda da Filarmónica assinala a data percorrendo as ruas da Vila tocando o Hino do 1.º de Maio. A Comissão Organizadora das Comemorações dos seus 150 anos juntou a este acto uma exposição que está patente no átrio dos Paços do Concelho e que foi inaugurada no dia 1 de Maio.

A exposição representa dois momentos. Numa primeira abordagem estão expostos documentos que datam de 1906/1907 e que falam da organização do “cortejo dos artistas” no 1.º de Maio. Este cortejo consistia num desfile de carros alegóricos, cada um para uma profissão que tivesse expressão no Concelho. Chegaram a ser 18 carros, desde a Instrução, aos Ferreiros, Cardoeiros, Alfaiates, Pedreiros, Sapateiros, entre muitos. Era um dia muito especial em que os artistas de cada profissão tinham muito empenho no seu carro. O dia começava com uma arruada pela Banda da Filarmónica e conferia grande animação à vila de Mação.

Numa segunda abordagem foi pedido às crianças do jardim-de-infância e escola EB1 que fizessem um trabalho sobre o tema: “Quando for grande, quero ser…”. O resultado é muito interessante. Também os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Mação contribuíram com alguns desenhos. A exposição está patente até 1 de Junho no horário da Câmara Municipal de Mação.

Na inauguração da exposição, após a Banda tocar o Hino do 1.º de Maio frente aos Paços do Concelho, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, explicou que se trata de “uma pequena exposição em que procurámos mostrar aos de hoje como era comemorado este dia em Mação no início do século 20. Tivemos ainda o apoio das crianças do jardim-de-infância e do 1.º ciclo de Mação que aderiram ao desafio de nos dizerem o que querem ser quando forem grandes. Há profissões em áreas muito diversificadas o que promete garantir o futuro de Mação.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *