Palmela, Turismo

Fernando Pó em Palmela recebe 17ª Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão

A localidade de Fernando Pó, concelho de Palmela, é palco, entre 11 e 13 de maio, da 17ª edição da Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão, inserida no programa “Palmela, Cidade Europeia do Vinho 2012”. Ao longo dos três dias, 40 vinhos destas duas freguesias (26 tintos e 14 brancos) estarão disponíveis para prova. Um painel de provadores convidados tem a cargo a escolha dos dez melhores vinhos do ano, que serão divulgados às 20 horas, no dia 13.

Além da Mostra, o certame integra, também, a Feira de Vinhos do Concelho de Palmela, com a presença, este ano, de 13 pavilhões de produtores/engarrafadores de todas as freguesias. À tradicional exposição de máquinas agrícolas, alia-se, pela primeira vez, uma mostra de produtos regionais, com especial atenção para o queijo de ovelha e para a doçaria. No programa complementar, destaque para o colóquio “Marketing dos Vinhos”, com a participação da especialista em Marketing, Luísa Ferreira, e do enólogo Jaime Quendera. Provas comentadas pelos produtores participantes, espetáculos com artistas populares, atuação de ranchos folclóricos e tunas académicas, bailes e uma oferta diversificada nas tasquinhas de gastronomia completam a proposta para um fim de semana dedicado à redescoberta do mundo rural e à celebração dos produtos regionais.

Os vinhos das freguesias de Marateca e Poceirão, de grande tradição familiar, conheceram uma evolução inegável nas últimas duas décadas, com a aposta na constituição de empresas e marcas, na modernização de processos de produção e na divulgação dos seus produtos. Muitos prémios depois, que afirmam os seus vinhos ao nível nacional e internacional, Marateca e Poceirão são o coração da região vitivinícola da Península de Setúbal.

A Mostra de Vinhos de Marateca e Poceirão é promovida pela Comissão da Mostra e pela Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, com o patrocínio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia da Marateca

 

 

Programa:

 

Dia 11 | sexta feira

20h00  Inauguração oficial

21h00  Abertura da Mostra ao público

21h30  Momento musical com Toy

22h30  Baile com o grupo Regresso

 

Dia 12 | sábado

10h00  Abertura dos pavilhões

10h00  Colóquio “Marketing dos Vinhos” (oradores: Luísa Ferreira e Jaime Quendera)

15h00  Provas comentadas

17h00  Atuação da Tuna Papasmisto (Tuna Académica Mista do Instituto Politécnico de Portalegre)

21h00  Música popular com Quim Gouveia

22h00  Baile com o grupo Regresso

 

Dia 13 | domingo

09h30  Fase final do concurso dos dez melhores vinhos, com painel de provadores convidados

10h00  Abertura dos pavilhões

16h00  Rancho Folclórico e Regional de Fernando Pó

17h00  Matiné

20h00  Divulgação dos dez melhores vinhos – Entrega de diplomas aos participantes

21h00  Baile com o grupo Regresso

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *