Educação, Lousã, Sociedade

Escolas da Lousã promovem iniciativas ambientais

A Lousã integra o Programa Internacional Eco-escolas, em que se pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

 

Neste âmbito, o Agrupamento de Escolas da Lousã foi galardoado em Outubro passado, à semelhança do ano anterior, com a Bandeira Verde Eco-escolas. Os seus estabelecimentos de ensino têm sido alvo de auditorias ambientais e inquéritos, que averiguam as boas práticas no quotidiano escolar.

 

O Programa incentivou a um conjunto alargado de iniciativas, organizadas pelo ATL da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos da Lousã e por docentes dos vários Ciclos de Ensino, das quais se destacam: hortas pedagógicas e canteiros de aromáticas; leitura e exploração de histórias sobre o ambiente e a floresta; construção de eco pontos, de presépios, de árvores de natal, de máscaras de Halloween, de máscaras de carnaval e decoração de rotundas, recorrendo sempre à utilização de materiais reciclados e recicláveis. Salientam-se ainda as visitas realizadas ao Jardim Botânico e ao Museu da Água, de Coimbra, bem como os passeios pedestres e atividades de reflorestação feitas na Serra da Lousã.

 

Ainda no Jardim Botânico desenvolveu-se uma oficina criativa intitulada “O meu amor nos braços de uma árvore”, comemorativa do dia dos namorados.

 

Neste momento decorre a participação em concursos diversos como o “Eco-Pilhas”, o “Geração depositrão”, o “Eco-repórter da energia”, o “Sim, vamos criar uma árvore” e o “ Poster Eco-código 2012”.

 

De notar que, no ano letivo, o 2011/12 Programa Eco-escolas está a ser cumprido em diferentes níveis de ensino, desde o Pré-Escolar até ao Ensino Profissional. A Escola Profissional da Lousã estreou-se no Eco-Escolas com a participação na Festa do Livro e do Saber da Lousã, onde estiveram expostos alguns trabalhos e foi possível jogar o “bowling ecológico” e tocar a “ecoguitar”, criados pelos professores das Atividades de Enriquecimento Curricular com alunos das escolas do 1º ciclo.

 

O Presidente da Câmara, Luís Antunes, destaca o papel importante dos Estabelecimentos de Ensino como ponto de recolha de alguns resíduos recicláveis: “As Escolas estão a educar a comunidade a reciclar: tem sido notório o seu trabalho de recolha de todo o tipo de materiais, como rolhas, tampas, tinteiros e toners, óleos, pilhas, pequenos eletrodomésticos, etc.”

 

O Plano de Ação proposto vai continuar a ser implementado no Agrupamento de Escolas da Lousã e na Escola Profissional da Lousã e inclui também a participação em iniciativas solidárias como a recolha de papel para a campanha “Papel por alimentos”, atividade que está a mobilizar toda a comunidade escolar.

 

O Programa Eco-Escolas tem o apoio da Câmara Municipal da Lousã, que custeia a inscrição das escolas, dá apoio logístico, cede viaturas de transporte para visitas de estudo e destacou dois docentes para o acompanhamento do projeto nos jardins de infância e escolas do 1.º Ciclo. Conta ainda com a parceria de várias organizações como a Fundação Floresta Unida, os Baldios da Lousã e a Associação Louzitanea, que apoiam a realização de atividades diversas no âmbito do tema floresta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *