Celorico de Basto, Cultura

Celorico de Basto recebe IV Edição da Feira do Livro

Celorico de Basto será o palco da IV Edição da Feira do Livro “Na Rota da Língua Portuguesa”, que decorrerá de 07 a 12 de Maio, no Parque Lúdico da Quinta do Prado, e que contará com diversas figuras ilustres do panorama nacional.

A Feira do Livro em Celorico de Basto é já um ex-líbris cultural no concelho que proporciona aos visitantes a hipótese de entrar num mundo de encantar, o mundo dos livros. Serão 6 dias de visita obrigatória a uma feira que apresenta música, teatro, exposições, escritores e muitos e variados livros.

Desta vez, o tema da Feira incide sobre os Países de Língua Oficial Portuguesa, como o Brasil, Timor Leste, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde, sendo que, em cada dia, será destacado um país diferente através de teatro, dança, música e exposições.

A abertura vai decorrer na segunda feira, pelas 14h30, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, o patrono da Biblioteca Municipal, Marcelo Rebelo de Sousa, e a presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet. Com destaque para a apresentação dos programas sociais desenvolvidos no concelho e uma atividade lúdica inserida no âmbito das comemorações do “Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações”.

Todos os dias de feira serão dias especiais com carateristicas únicas. No entanto, há dias que se destacam pelos convidados ou pelas atuações em causa. Note-se que na terça feira irá decorrer um teatro de fantoches com a peça “Meninos de todas as cores” e será apresentado o livro “Angola o horizonte perdido” de António Coimbra.

O dia que se prevê mais marcante será a sexta feira, dia 11 de Maio. Neste dia, a IV edição da Feira do Livro “ Na Rota da Língua Portuguesa” contará com a presença, pelas 16 horas, do escritor Daniel Sampaio que incidirá a sua dissertação no livro “ Crime na escola” uma obra voltada para os mais jovens.

À noite, pelas 21h00, a Feira do Livro ganhará, ainda, mais brilho num momento que se prevê especial. Desta feita, irá decorrer um sarau denominado “Reviver África” tendo como principais oradores o Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e o Jornalista Júlio Magalhães. Contará, ainda, com a intervenção de gentes da terra que passaram por África com histórias para contar. Um momento que marcará miúdos e graúdos na IV edição da Feira do Livro “Na Rota da Língua Portuguesa”.

Os livros serão o prato principal desta feira mas destaca-se ainda as diferentes exposições presentes no espaço. A referir os “Murais” Temáticos, os “Espantalhos” Temáticos, a exposição de fotografia “Celorico de Basto … Um Jardim de Camélias”, o espólio alusivo a África do Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e todos os contributos cedidos pela população subordinados ao tema “Reviver África”.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal e conta, entre outras entidades, com o apoio da Biblioteca Municipal, o Agrupamento de Escolas, a Universidade Sénior, a Escola Profissional de Fermil de Basto, a Santa Casa da Misericórdia de Arnoia, a Academia de Música de Basto, Cooperartes, e o Clube Desportivo Celoricense.

 

 

 

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *