Cultura, Santa Comba Dão

Ser Autor… Decorreu a 28 de Abril no Centro Paroquial de Santa Comba Dão

O Centro Paroquial de Santa Comba Dão recebeu, ao longo da tarde de 28 de Abril, Sábado, a iniciativa Ser Autor…, que visou a comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor que se assinalou a 23 de Abril, data que tem vindo a ser comemorada desde 1996 por decisão da UNESCO para promover o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos de autor.

 

A iniciativa, organizada conjuntamente pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através da Biblioteca Municipal, e pela Universidade Sénior de Santa Comba Dão contou com a colaboração da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão, de Nuno Figueiredo, Alexandre Sampaio e Filipa Duarte e com as presenças de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e de António José Correia, Vice-Presidente.

 

Ser Autor…, pretendeu incentivar e sensibilizar a população para prática da leitura, homenagear os seus autores e sensibilizar o público para as questões dos Direitos de Autor nas suas múltiplas vertentes.

 

O espectáculo contou com momentos de declamação de poesia interpretados pelos alunos da Universidade Sénior, por Alexandre Sampaio e Filipa Duarte, nos quais se puderam ouvir poemas da autoria dos seus declamantes e poemas marcantes da literatura portuguesa como, por exemplo: A Bandeira Portuguesa de Amélia Paulo, As Palavras de Eugénio de Andrade, Consoantes Átonas de Inês Lourenço, Quando de Sophia de Mello Bryner Andresen ou Barca à Vela de Almeida Garrett.

 

Ser Autor… foi, igualmente constituído por momentos de música e de canto, da responsabilidade da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão dos quais se destacam as interpretaçães de violino pelas alunas da turma de Iniciação ao Violino, de Jazz (Blue Bossa e Light My Fire dos Doors) e de Canto (Loucos de Lisboa da Ala dos Namorados, Set Fire To The Rain de Adele).

Um dos pontos altos da tarde deu-se com a apresentação de um tema escrito pelos alunos da Universidade Sénior, musicado por Nuno Figueiredo e interpretado por Sílvia Figueiredo.

 

A Língua Gestual marcou, também presença neste espectáculo dedicado aos autores, através da interpretação da letra da canção “Gosto de Ti” de André Sardet com acompanhemento musical por parte das alunas e da docente do workshop de Língua Gestual da Expressart’.

 

Antes do número de encerramento deste espectáculo, Emília Ramos, Reitora da Universidade Sénior de Santa Comba Dão agradeceu, em nome da organização, a presença de todos aqueles que participaram no espectáculo e a cedência do Centro Paroquial pelo Arciprestado de Santa comba Dão.

 

Ser Autor… encerrou com um momento de dança constituído por coreagrafias de Hip Hop interpretadas por alunas e docente do workshop de Hip Hop da Expressart’.

 

Ainda neste dia 28 de Abril, e no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a Biblioteca Muncipal Alves Mateus desenvolveu uma actividade para a comunidade santacombadense denominada Passeio Livresco.

 

Passeio Livresco aconteceu ao longo da tarde nos cafés Chorão e Arcada, com o intuito de incentivar a população a visitar os espaços da Biblioteca Municipal Alves Mateus e de promover hábitos de leitura, desafiando os interessados a conhecerem o espólio existente nas diversas salas de leitura, a lerem um poema e a deixarem o seu contributo através da escrita de um poema ou quadra da sua infância e adolescência.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *