Cultura, Trofa

Trofa capital da Lusofonia de 5 a 12 de maio-

Neste mês de maio a Câmara Municipal da Trofa promove uma nova edição do Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil 2012, entre os dias 5 e 12 de maio na Casa da Cultura da Trofa.

 

O Concelho da Trofa transforma-se, durante uma semana, na capital da lusofonia ao reunir na Casa da Cultura escritores e ilustradores dos países lusófonos.

 

Exposições, concertos, formações, oficina de jogos tradicionais, teatro, encontro dos escritores e escolas e a XII Feira do livro serão alguns dos pontos altos desta iniciativa lusófona.

 

Este ano, a Autarquia Trofense irá receber no Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil os escritores, autores e ilustradores Ana Luísa Amaral, Ana Maria Magalhães, Anabela Mimoso, Daniel Marques Ferreira, Manuela Costa Ribeiro, Maria João Lopo de Carvalho, Regina Gouveia, Sérgio Godinho, Sónia Borges, Vanda Furtado Marques e Zetho Gonçalves.

 

A Casa da Cultura da Trofa abre as suas portas para a inauguração da VIII edição do Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil, no dia 5 de maio pelas 21h00, que começará com a cantação do conto “Índio Bolha” interpretado pelos Meninos Cantores do Municipio das Trofa.

 

Ainda no dia da inauguração decorrerá o lançamento oficial do livro “Índio Bolha” de Ivone Teixeira e Cristina Vilarinho, o conto vencedor do concurso Lusófono na Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo e a entrega do prémio “Melhores leitores da Biblioteca 2011”.

 

Com o início desta edição do Encontro Lusófono arranca, simultaneamente a XII Feira do Livro da Trofa, na Casa da Cultura bem como a exposição de caricaturas intitulada “Das Letras” da autoria de Cássio Loredano, a exposição de ilustração “Índio Bolha” de Cristina Vilarinho e ainda a exposição coletiva dos alunos de Artes da Escola Secundária da Trofa (turma 1206) “Pensar global…agir local”.

 

O segundo dia do Encontro ficará marcado com um concerto interpretado pela Orquestra Ritmos Ligeiros, a apresentação do livro “Areais do Vento” de Joaquim de Matos Pinheiro, pelas 18h30 e pelas 21h00 decorrerá o lançamento do livro “Silêncio Poético” de Hélder Castro.

 

ESCOLAS MARCAM PRESENÇA

 

Ao longo de todo o Encontro Lusófono a Casa da Cultura da Trofa irá acolher encontros entre os escritores convidados e as escolas do Concelho da Trofa. A Autarquia Trofense promove estes encontros de forma a possibilitar um contacto estreito com a cultura lusófona e com alguns dos autores que estudam nas salas de aula.

 

Assim, no dia 7 de maio, os alunos irão encontrar-se com Regina Gouveia e Ana Maria Magalhães uma das autoras da coleção “Uma Aventura”.

 

No dia 8 de maio o encontro será com Vanda Furtado Marques. Os encontros entre escolas e escritores continuam a 9 de maio com a presença de Anabela Mimoso e a 10 de maio será a vez das escritoras Manuela Costa Ribeiro e Maria João Lopo de Carvalho marcarem presença na Casa da Cultura.

 

A 11 de maio o encontro será com Ana Luísa Amaral, Daniel Marques Ferreira e o cantor Sérgio Godinho, que estará na Trofa como autor de literatura juvenil. Estes encontros decorrerão às 10h00, 11h30, 14h00 e 15h30 nos vários dias do evento.

 

Paralelamente a estes encontros haverá lugar para contadores de histórias no dia 9 de maio, com Miguel Azevedo, entre as 10h00 e as 11h30 e no dia 11 de maio, a Casa da Cultura recebe Clara Haddad, pelas 10h00.

 

Ao longo da edição a Casa da Cultura da Trofa irá receber também sessões de formação. Assim nos dias 8 e 10 de maio, pelas 17h30 decorrerá a Oficina de jogos tradicionais dos países Lusófonos, no dia 9 de maio a Escola de Artes Plásticas A Casa do Lado promove o ateliê de Ilustração “Dentro do Livro…”, pelas 17h30 direcionado para as crianças entre os 6 e os 12 anos. No dia 12 de maio, sábado, decorrerá um workshop de teatro com os formadores Diana Alves Costa e Nuno Campos Monteiro direcionado para crianças dos 7 aos 12 anos, entre as 10h30 e as 12h30. Durante a tarde decorrerá uma oficina de ilustração para pais e filhos, avós e netos entre as 15h00 e as 16h30 por Sónia Borges.

 

O teatro também estará presente, ao longo da semana, com a peça “O Rei e a Estrela”, no dia 8 de maio, pelas 10h00, com a peça “A Herança de D. Filipa e D. João I”, pelas 14h00, do dia 9 de maio, e o com o teatro de marionetas pelo grupo de teatro “Três pancadas” que apresentará o “Principezinho”, pelas 10h00 do dia 10 de maio.

 

No dia 12 de maio decorrerá o lançamento do cd/livro “Gira Girassol” de Ivo Machado, pelas 17h00.

 

Os Agrupamentos Escolares terão uma voz ativa ao longo de todo o Encontro Lusófono no que se refere aos espetáculos de animação noturna. O primeiro espetáculo ficará a cargo da Escola Secundária da Trofa, no dia 7 de maio, no dia seguinte, 8 de maio subirão ao palco montado na Casa da Cultura da Trofa os alunos do Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas| Jardim de Infância de Feira Nova. No dia 9 de maio será a vez o Agrupamento do castro subir ao palco, enquanto no dia 11 de maio o espetáculo ficará a cargo do Agrupamento de Escolas da Trofa. Todos estes espetáculos terão início às 21h00 na Casa da Cultura da Trofa.

 

Para o último dia dedicado à Lusofonia a Câmara Municipal traz à Trofa o espetáculo de Carlos Alberto Moniz intitulado Lusofonias, pelas 21h30, na Casa da Cultura.

 

Neste trabalho Carlos Alberto Moniz interpreta temas da música tradicional portuguesa bem como algumas sonoridades características de países de língua oficial portuguesa.

 

Numa organização da Câmara Municipal da Trofa o Encontro Lusófono de Literatura Infanto-Juvenil conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República, com o apoio da Casa de Camilo e a Casa ao Lado – Escolas de Artes Plásticas e com o patrocínio da Delta, BPI, Grupo Filinto Mota, Fundação Manuel António da Mota e Confeitaria Miranda.

 

 

 

Programa

5 de Maio (sábado)

21h00 – Abertura do Encontro

– Cantação do conto “Índio Bolha” pelos Meninos Cantores do Município da Trofa

– Lançamento do livro “Índio Bolha” de Ivone Teixeira e Cristina Vilarinho (Conto Vencedor do Concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo)

– Entrega do prémio “Melhores Leitores 2011”

– Inauguração – XII Feira do Livro da Trofa

– Exposições

– “Das letras” | Cássio Loredano – caricaturas

– “Índio Bolha” | Cristina Vilarinho – Ilustração

– “Pensar global… agir local” | alunos de Artes (turma 1206) da Escola Secundária da Trofa – exposição coletiva

 

6 de Maio (domingo)

– 16h00 – Orquestra Ritmos Ligeiros

– 18h30 – Apresentação de livro “Areais do Vento” | Joaquim de Matos Pinheiro

– 21h00 – Lançamento do livro “Silêncio Poético” | Hélder Castro

 

7 de Maio (segunda-feira)

Autores: Regina Gouveia | Ana Maria Magalhães

10h00 – Regina Gouveia

11h30 – Regina Gouveia

14h00 – Ana Maria Magalhães

15h30 – Ana Maria Magalhães

21h00 – Espetáculo pela Escola Secundária da Trofa

 

8 de Maio (terça-feira)

Autores: Vanda Furtado Marques

11h30 – Vanda Furtado Marques

14h00 – Vanda Furtado Marques

15h30 – Vanda Furtado Marques

Teatro

10h00 – O Rei e a Estrela

Formação

17h30 – Oficina de jogos tradicionais dos países lusófonos | Carla Moura, Napoleão Ribeiro

21h00 – Espetáculo pelo Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas | Jardim-de-infância de Feira Nova

 

9 de Maio (quarta-feira)

Autores: Anabela Mimoso

14h00 – Anabela Mimoso

15h30 – Anabela Mimoso

Contador de histórias:

Miguel Azevedo – 10h00 | 11h30

Teatro

14h00 – A herança de D. Filipa e D. João l

Formação

17h30 – “Dentro do Livro…”: ateliê de ilustração | A CASA AO LADO – Escola de Artes Plásticas

Público-alvo: 6 aos 12 anos

21h00 – Espetáculo pelo Agrupamento de Escolas do Castro

 

10 de Maio (quinta-feira)

Autores: Manuela Costa Ribeiro | Maria João Lopo de Carvalho

11h30 – Manuela Costa Ribeiro

14h00 – Maria João Lopo de Carvalho

15h30 – Maria João Lopo de Carvalho

Manuela – direconado p/ 1.º ciclo

Maria João Lopo de Carvalho – a partir do 1.º ciclo

Teatro de marionetas pelo grupo de teatro “Três Pancadas”

10h00 – O principezinho

Formação

17h30 – Oficina de jogos tradicionais dos países lusófonos | Carla Moura, Napoleão Ribeiro

11 de Maio (sexta-feira)

Autores – Ana Luísa Amaral | Daniel Marques Ferreira | Sérgio Godinho

11h30 – Ana Luísa Amaral

14h00 – Daniel Marques Ferreira

15h30 – Daniel Marques Ferreira | Sérgio Godinho

Contador de histórias:

10h00 – Clara Haddad

21h00 – Espetáculo pelo Agrupamento de Escolas da Trofa

 

12 de Maio (sábado)

Workshop de teatro com os formadores Diana Alves Costa e Nuno Campos Monteiro

Público-alvo: 7 aos 12 anos

10h30 às 12h30

Oficina de ilustração para pais e filhos, avós e netos | Sónia Borges

15h00 às 16h30

Apresentação do CD/Livro “Gira Girassol” / Ivo Machado

17h00

Espetáculo por Carlos Alberto Moniz – Lusofonias

21h30

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *