Economia, Estarreja

Conferência Design Urbano: As Parcerias na Inovação Industrial em Estarreja

Uma autarquia portuguesa do centro do país, com desafios de ecoeficiência, um arquiteto em busca da solução sustentável, um dos principais grupos industriais em equipamento urbano, pavimentos e revestimentos e uma empresa nacional especializada em luminotécnica, apresentam casos de sucesso de parcerias empresariais.

 

Uma colaboração da Câmara Municipal de Estarreja, do Grupo Amop Synergies e da Spectrolux, para um desafio à mudança do valor da nossa economia.

 

A Conferência e Workshop “Design Urbano | As Parcerias na Inovação Industrial” trata-se do primeiro evento de design industrial em Portugal, totalmente focado nos novos conceitos de sinergias criativas, fundamental para uma indústria de criação intensiva nacional.

 

Esta iniciativa, pioneira, terá lugar no Cine-Teatro de Estarreja, no dia 9 de maio, entre as 9h e as 12h30.

 

Contaremos com a presença do Designer Daniel Caramelo (Studio Linha Branca), que comunicará a sua experiência nacional e internacional no design, permitindo um contacto direto com um profissional reconhecido, a partilha da sua visão e processo na criação de valor.

 

O Grupo Amop Synergies, enquanto entidade organizadora, vai reunir um conjunto de oradores especializados, que irão apresentar casos de parcerias de sucesso nacionais, partilhar algum do know-how Amop, determinante para a exequibilidade técnica e económica dos projetos, revelando alguns dos “Segredos de Processo Industrial”.

 

O programa do evento será destinado a profissionais, professores e estudantes nas áreas de Design, Arquitectura, Paisagismo e Engenharia. Alguns dos temas em debate serão: as novas tendências no mercado do equipamento urbano, estratégias, modelos de negócio, soluções empresariais e os respectivos casos de sucesso já implementados no mercado Internacional, como por exemplo: Linha LugarComum (Obra Florença), Linha Ar Puro (Baía de Luanda).

 

A Investigação & Desenvolvimento no Grupo Amop é o fator-chave industrial de performance e valor das marcas. A estratégia da Amop incorpora uma gestão articulada entre a I&D externa, com os técnicos e criativos, de empresas, instituições e universidades e a I&D interna, com os quadros e recursos da própria organização.

 

Inovação em Mobiliário Urbano Fotocatalítico

 

O conceito “Urban Pollution Reducer” concretiza-se na oferta de equipamento urbano modelado num betão fotocatalítico, capaz de num processo semelhante ao da fotossíntese, diminuir ativamente a poluição atmosférica, aumentando a qualidade de vida urbana.

 

O equipamento urbano fotocatalitíco permite um aceleramento do processo natural de fotocatálise, desencadeando quando sob a luz solar, uma reação química de oxidação dos componentes orgânicos e inorgânicos poluentes, evitando a sua acumulação na atmosfera.

 

Inovação em Mobiliário Urbano com Iluminação

 

O conceito “Night & White” concretiza-se na oferta de equipamento urbano com iluminação incorporada, proporcionando efeitos cénicos e escultóricos da luz, permitindo a redescoberta dos elementos presentes no céu noturno, inexistente na habitual solução aérea, desfrutando desta forma de momentos inesquecíveis. Uma solução económica e de poupança energética futura!

 

Na génese deste conceito de design diurno noturno, encontra-se a nova “Linha Plano”, da autoria do arquiteto Paulo Reis, tendo por base projectos do  Município de Estarreja.

 

 

Este evento promete ser um acontecimento de referência a nível nacional, onde será fomentada a troca de experiências, interação e a partilha de expectativas, com testemunhos dos mais variados sectores de atividade. Tendo por base que a realidade atual está a mudar a forma como as pessoas e empresas comunicam, é importante destacar que existem organizações que conseguem tirar partido das novas ferramentas e parcerias criativas e com isso criar valor adicional para as organizações e seus respectivos públicos.

 

Mais informações poderão ser encontradas em:

Website http://www.grupoamop.com | Facebook http://www.facebook.com/grupoamop

 

Grupo Amop Synergies

mailto:amop@grupoamop.com

Apartado/P.O. BOX 38

3754-906 Aguada de Baixo

Direcção Marketing

Telf. 968904649

 

 

 

 

 

“Design Urbano: As Parcerias na Inovação Industrial”

 

Programa [11-04-2012]

Estarreja, 9 de Maio de 2012 | Cine-Teatro de Estarreja

………………………………………………………………

 

SENSIBILIZAÇÃO EMPRESARIAL – PARCERIAS PARA A SUSTENTABILIDADE

09:00 Receção de Participantes

– Entrega de Documentação

 

10:00 Sessão de Abertura

– Dr. José Eduardo de Matos, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja

– Sr. Fernando Marques, Administrador do Grupo Amop Synergies

– Engº Abel Ferreira, Diretor Comercial Spectrolux

 

DESIGN PORTUGUÊS  – CASOS DE SUCESSO INTERNACIONAL AMOP

 

10:20 “Design para a Competitividade”

– Designer Daniel Caramelo, Atelier Linha Branca

  – O valor da Linha Ar Puro, na internacionalização da Amop

– O valor da Linha LugarComum, na customização global Amop

 

10:45 Pausa para café

 

WORKSHOP INDUSTRIAL –  PRÁTICA DE DESENVOLVIMENTO

 

11:00 Apresentação Amop

– Miguel Nunes, Diretor de Marketing Grupo Amop

– Capacitação na Conceção e Materialização “Urban by Amop”

 

11:15 Apresentação Spetrolux

– Engº Abel Ferreira, Diretor Comercial Spectrolux

– Capacitação no Estudo Luminotécnico “Spectrolux “

 

OPORTUNIDADE E INOVAÇÃO – SUSTENTABILIDADE

 

11:30 Inovação “Urban Pollution Reducer”

– Engº Marco Saraiva, Diretor Industrial Grupo Amop

– Enquadramento técnico de desenvolvimento

 

12:00 Inovação “Night & White”

– Arq. Paulo Reis

– Enquadramento urbano no desenvolvimento

 

12:30 Conclusões e Encerramento

 

 

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *