Cultura, Gondomar

Onofre Varela expõe em Gondomar

A véspera do feriado da “Revolução dos Cravos” serviu, também, no Auditório Municipal, para apresentar uma “revolução de trabalhos” de Onofre Varela. Começando em 1968, Onofre Varela apresenta um “percurso” de obras que se prolongam até ao corrente ano (de 2012).

A exposição estará patente até ao dia 13 de maio e surge integrada na comemoração dos 38 anos da “Revolução de Abril”. Desenho, pintura, ilustração, caricatura, cartoon, banda desenhada e ilustração científica são alguns dos muitos trabalhos apresentados. “Obra Vária 6” reúne o maior número de trabalhos que Onofre Varela já expôs – sendo que nesta exposição são dadas a conhecer, pela primeira vez, algumas obras do artista.

A exposição proporciona uma viagem de um período de “pesadelos”, como caracteriza o autor, até à sua obra mais conhecida – marcada pela tónica satírica e humorística.

Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, inaugurou a exposição e, com interesse, recordou alguns dos trabalhos de Onofre Varela. Valentim Loureiro afirmou que inúmeros cartoons do artista são “facilmente recordados”. E apontou, como exemplo, alguns dos trabalhos divulgados nas páginas do “Jornal de Notícias” e de “O 1.º de Janeiro”. “O sarcasmo e o sentido de oportunidade eram marcantes”, relembrou o Presidente da Câmara de Gondomar – que também foi alvo, então, do humor do artista. O artista teve oportunidade de oferecer a Valentim Loureiro um cartoon publicado há já alguns anos no “Jornal de Notícias”.

Esta exposição é, na opinião de Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Gondomar, “uma justa e merecida homenagem a um autor que marcou várias décadas”.

Onofre Varela começou a trabalhar aos 14 anos como tipógrafo – enquanto frequentava a Escola de Artes Decorativas Soares dos Reis. Na evolução da sua carreira profissional passou das litografias para agências de publicidade… E destas para os jornais.

Ilustrador, cartoonista, colaborador da RTP, pintor, escritor e ator são algumas das atividades do Curriculum do artista.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *