Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Espaço Jovem promove Eco Espantalhos na Póvoa de Lanhoso

Decorre até 18 de maio o prazo para entrega de trabalhos no âmbito do Concurso de Eco Espantalhos, dinamizado pela Câmara Municipal através do Espaço Jovem.

Pelo segundo ano consecutivo e com o objetivo de não deixar cair no esquecimento usos e costumes de outrora e para fomentar nos jovens o interesse pela reciclagem, foi lançado novamente o desafio a jardins de infância, escolas, associações e instituições do concelho para participarem. Em 2011, houve 17 trabalhos a concurso.

 

Outrora muito utilizados, os tradicionais espantalhos estão na atualidade a cair em desuso. Para revitalizar tal tradição, é proposta a criação de Eco Espantalhos elaborados com materiais reutilizados e/ou reciclados.

 

A criação de cada exemplar deve obedecer a determinadas características estipuladas em regulamento. Cada espantalho deverá ter uma estrutura interna em madeira que possibilite a sua colocação no campo. A altura do espantalho deverá ser de cerca de 1,70 metros (mais 30 cm de estaca para espetar na terra). De referir que, para chegar a este tamanho de estrutura, poderão ser utilizados várias partes de madeira juntas numa só (coladas, pregadas ou utilizadas de qualquer outra forma) e não necessariamente uma única, com dois metros de altura. Todos os materiais utilizados deverão ser reutilizados e/ou reciclados, e ser resistentes às diferentes condições climatéricas.

 

A participação será aberta a dois escalões: a) Escolas e jardins-de-infância; e b) Outras associações ou instituições. Há prémios para a turma ou entidade vencedora em cada categoria. Segundo o regulamento, a divulgação do nome do vencedor será efetuada até ao dia 25 de maio.

 

Os trabalhos apresentados serão expos­tos no dia 21 de maio no Jardim António Lopes, na Vila da Póvoa de Lanhoso.

 

Mais informações podem ser obtidas junto do Espaço Jovem (espaco.jovem@mun-planhoso.pt Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *