Guimarães, Sociedade

Quadrilátero Urbano do Minho convida a entrar no mundo nos vinhos em Guimarães

No âmbito do programa paralelo do Concours Mondial de Bruxelles, que este ano se realiza em Guimarães, as cidades do Quadrilátero Urbano do Minho (Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães) convidam todos a entrar no mundo dos vinhos.

De 4 a 6 de Maio vai ser possível provar, conhecer, ouvir e aprender tudo sobre vinhos na região que vai acolher os grandes especialistas mundiais da área, num programa que pretende atrair não só os profissionais mas também o público em geral.

 

Entre a programação é de destacar o “Vinhos Verdes Wine Show” com provas de vinhos e petiscos da região no centro histórico das quatro cidades, e as formações orientadas pela Academia da Revista de Vinhos: Introdução à Prova de Vinhos para Consumidores (gratuita) e Formação sobre Vinhos para restauração e hotelaria.

Os cursos de introdução à prova para consumidores vão dar uma visão abrangente dos vinhos portugueses, realçando as suas principais características bem como os factores diferenciadores, como sejam as regiões de origem, as castas, os diferentes perfis e estilos de vinhos. Desde os espumantes aos tintos, dos vinhos brancos aos generosos, pretende-se que os frequentadores destas acções possam no fim distinguir e valorizar os diferentes tipos de vinhos e saber seleccionar os mais adequados para  acompanhar as suas refeições.

Já nas sessões dirigidas aos profissionais será dada uma ênfase especial aos aspectos relacionados com o serviço de vinhos: concepção de uma carta de vinhos, condições de armazenamento e guarda, temperaturas de serviço, copos, harmonizações com comida e outras situações relevantes para os profissionais

 

 

 

Promovido pelo Quadrilátero Urbano do Minho, e financiado por fundos comunitários através do ON.2, no âmbito do QREN, o Concours Mondial de Bruxelles é uma oportunidade única na divulgação além-fronteiras da indústria vínica portuguesa em particular da região do Vinho Verde.

 

Vinhos Verdes Wine Show

4,5 e 6 de Maio – 15h-23h

Barcelos: Largo Porta Nova

Braga: Avenida Central

Famalicão: Praça D.Maria II

Guimarães: Largo Cónego José Maria Gomes

 

Introdução à Prova para consumidores

4 de Maio – 18h – 20h30

Formação para Profissionais

4 de Maio – 15h-17h30

Braga: Posto de Turismo (Av. Central)

Barcelos: Auditório do Posto de Turismo, Largo Dr. José Novais

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda

Guimarães: Pavilhão Multiusos de Guimarães

 

 

Toda a informação está disponível no site do Quadrilátero: http://www.quadrilatero.eu/.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *