Évora, Sociedade

Chafariz das Bravas em Évora proposto a Monumento de Interesse Público

O IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico) apresentou no passado dia 20 de abril a proposta ao Secretário de Estado da Cultura com vista à classificação do Chafariz das Bravas, situado na Av. Túlio Espanca, na freguesia da Malagueira, como Monumento de Interesse Público, bem como a fixação da respetiva zona especial de proteção do espaço envolvente.

Se esta proposta se concretizar, o Chafariz das Bravas será mais um edifício de valor patrimonial a ser acrescentado à extensa lista de sítios e monumentos classificados do concelho. Recorde-se que em 2006 a Câmara Municipal de Évora concluiu um projeto de conservação e restauro das fontes, bicas e chafarizes de Évora, que abarcou 18 monumentos de diversas origens e diferentes épocas, sempre marcados pela importância do seu papel no abastecimento de água à cidade de Évora, tendo sido o Chafariz das Bravas uma das estruturas intervencionadas.

Também as fontes henriquinas da Praça do Giraldo e da Porta de Moura, que são as mais importantes do centro histórico da cidade, classificado como Património Mundial pela UNESCO, e já classificadas como Monumento Nacional, foram intervencionadas pela Câmara Municipal de Évora em 2010, numa ação que teve como objetivo a conservação das estruturas e a eliminação do risco de degradação das mesmas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *